Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3668
Título: Rendimento volumétrico de um motor de pistões opostos a quatro tempos
Autor: Alves, Fausto Santos
Orientador: Brójo, Francisco Miguel Ribeiro Proença
Palavras-chave: Motor de pistões
Motor de pistões -- Rendimento volumétrico -- Avaliação
Pistões opostos
Junker
Data de Defesa: 2011
Resumo: Este trabalho tem como objectivo avaliar o rendimento volumétrico de um motor de pistões opostos a quatro tempos, no seu processo de lavagem dos gases de escape. Um motor nesta configuração, normalmente funciona a dois tempos, mas neste estudo transformou-se num motor a quatro tempos. O motor em estudo é da marca Robin America,Inc. Modelo EY15, que na sua forma original, não funciona numa configuração de pistões opostos. Para a realização do estudo teórico considerou-se que o cabeçote de dois motores Robin EY15 idênticos são removidos de forma a permitir a união de um com o outro. A junção fará com que os pistões estejam em direcções opostas. Nesta configuração o colector de admissão de cada um dos motores encontra-se numa posição frontal ao colector de escape do outro motor. Visto que será um motor a quatro tempos considerou-se a existência de válvulas nessas condutas em vez das tradicionais janelas dos motores a dois tempos. Esta transformação não será realizada na prática pois nesse caso seria necessário construir cambotas, sistemas de admissão, sistemas de injecção e combustível, etc. Portanto foi utilizado um modelo matemático de turbulência (K-ε), aplicado no programa Ansys Fluent (software de CFD - Computacional Fluid Dynamics), que possibilitou a avaliação teórica do rendimento volumétrico deste motor em três dimensões para diferentes velocidades de rotação. Com este estudo, pretende-se então considerar esta experiência credível de ser executada na realidade, com vista à sua utilização no meio aeronáutico. Possibilita-se assim a construção de um motor a partir de outro já existente reduzindo desta maneira o seu custo de fabrico. Além disso, pretende-se ter um motor leve, mas com grande potência e realizando o mínimo de poluição possível.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3668
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Engenharia Aeronáutica
Aparece nas colecções:FE - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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