Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3672
Título: Implementação de um sistema de injecção e ignição electronicamente controlados num motor de combustão interna
Autor: Protásio, Ricardo Barbosa Rodrigues
Orientador: Brojo, Francisco Miguel Ribeiro Proença
Palavras-chave: Aeronáutica - Motor
Aeronáutica - Corborador
Controlador electrón̤ico
Aeronáutica - Sistemas de injecção
Aeronáutica - Sistemas de ignição
Data de Defesa: 2012
Resumo: O principal objectivo desta dissertação prende-se na tentativa de controlar um motor de combustão interna utilizando uma centralina ou controlador electrónico. O motor utilizado neste trabalho foi o Honda GX25 da Honda Engines, motor o qual apresenta de origem, carburador para admissão de combustível e ignição por magneto. O controlo dos sistemas de injecção de combustível e ignição pelo controlador electrónico foi possível recorrendo a uma variedade de sensores que informam a centralina dos diversos parâmetros de funcionamento do motor, tais como, temperatura do ar, temperatura do óleo e do motor, pressão do ar, posição do acelerador, posição da cambota. Para a incorporação dos sensores no motor foi necessário fabricar peças de suporte e auxílio. Uma vez estabelecidas as ligações entre os sensores e a centralina, todos os sensores e o injector foram calibrados recorrendo ao software Tuner Studio MS. Primeiramente foi implementado e testado o sistema de injecção de combustível. Apenas quando o Honda GX25 apresentou um funcionamento estável com o controlo da injecção de combustível assegurada pela centralina se iniciou a implementação do sistema de ignição, retirando o sistema de ignição original, puramente mecânico. Uma vez implementados os dois sistemas o Honda GX25 encontrava-se controlado por uma centralina. O Honda GX25 electronicamente controlado foi testado com o propósito de o comparar com o Honda GX25 original. Ao longo de toda a duração do teste a centralina registou as variações nos diferentes parâmetros de funcionamento do motor. Os dados recolhidos foram visualizados no programa Mega Log Viewer e posteriormente analisados e processados. A comparação entre o Honda GX25 electronicamente controlado e o Honda GX25 original mostrou-se pouco conclusiva devido a problemas com o banco de ensaio. No entanto, neste trabalho assegurou-se o funcionamento do Honda GX25 com os sistemas de injecção e ignição electronicamente controlados e alargou-se os conhecimentos relativos a motores de combustão interna e o funcionamento de controladores electrónicos.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3672
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Engenharia Aeronáutica
Aparece nas colecções:FE - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Final Ricardo Protásio.pdf4,99 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.