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Título: A importância de recursos didáticos no estudo do equilíbrio químico: simulações computacionais e atividades laboratoriais
Autor: Louro, Carolina Cristóvão
Orientador: Ismael, Maria Isabel Guerreiro da Costa
Palavras-chave: Química - Ensino secundário - Práticas pedagógicas
Física - Ensino secundário - Práticas pedagógicas
Equilíbrio químico - Actividades laboratoriais
Equilíbrio químico - Simulações computacionais
Equilíbrio químico - Recursos didácticos
Data de Defesa: 2013
Resumo: Simulações computacionais e atividades laboratoriais constituem um recurso didático fundamental para a aprendizagem de diversos conceitos nas áreas das ciências, nomeadamente no Equilíbrio Químico. É preocupante a desmotivação/insucesso dos nossos alunos em alguns conteúdos principalmente naqueles que se apresentam mais abstratos. As atividades desenvolvidas através de simulações e em laboratórios proporcionam um maior envolvimento e participação dos alunos, promovendo a utilização de um raciocínio organizado, baseado na formulação e teste de conjeturas, na generalização e na argumentação, o que pode contribuir para que melhorem não só as suas competências a nível da Física e da Química, como também a nível de outras áreas. Neste sentido, o presente estudo pretende investigar estratégias baseadas em simulações computacionais e atividades laboratoriais, com o objetivo de promover o desenvolvimento conceptual dos alunos acerca do tema Equilíbrio Químico, estimulando o espírito de investigação/descoberta e favorecendo, gradualmente, o pensamento científico, contribuindo desta maneira para a construção do seu conhecimento. Para substanciar a investigação foram desenvolvidas algumas simulações computacionais na temática do Equilíbrio Químico, assim como, atividades laboratoriais, referenciando as vantagens e, simultaneamente, apontando algumas limitações. No sentido de reforçar a investigação, apresentou-se um pré-teste e pós-teste para avaliar conhecimentos de alunos após uma atividade laboratorial. No final, aplicaram-se ainda, questionários aos alunos com o objetivo de recolher as suas opiniões acerca das simulações computacionais e das atividades laboratoriais. Verificou-se que a opinião dos alunos veio reforçar a ideia de que, este tipo de recursos didáticos por algumas limitações que possam apresentar, é uma mais valia para a construção do conhecimento.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3681
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FC - DF | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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