Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3682
Título: Volumetria ácido-base
Autor: Antunes, Anabela dos Santos
Orientador: Amaro, Albertina Maria Mendes Marques Bento
Palavras-chave: Ensino da física e química - Estágio pedagógico
Equilíbrio ácido-base
Volumetria ácido-base
Indicadores ácido-base
Data de Defesa: 2013
Resumo: O presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Física e Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, o qual pretende demonstrar a importância da volumetria ácido-base na aquisição de conhecimentos e melhor compreensão sobre o equilíbrio ácido-base por parte dos alunos. Este relatório inicia-se com uma revisão bibliográfica, que realça a importância da volumetria ácido-base em análises químicas quantitativas. A evolução das teorias ácido-base, aqui sucintamente descrita, permite a compreensão e previsão do comportamento de ácidos e bases quando reagem entre si. As diferentes curvas de titulação ácido-base são identificadas, bem como os respetivos indicadores ácido-base que fornecem indicações sobre a extensão do equilíbrio ácido-base. Como alternativa aos indicadores sintéticos, faz-se alusão ao uso de corantes naturais. Expõe-se o valor da experimentação no ensino da ciência, no sentido de melhorar a aprendizagem dos alunos e aumentar a sinergia entre alunos e professores. É apresentado um plano de aula, e os respetivos recursos a utilizar, com vista à lecionação do tema “Volumetria ácido-base”, inserido na Subunidade “Águas minerais e de abastecimento público: a acidez e a basicidade das águas” da Unidade 2 “Da atmosfera ao Oceano: Soluções na Terra e para a Terra”, pertencente à componente de Química da disciplina de Física e Química A do 11.º ano do Ensino Secundário. São igualmente expostas as Atividades Curriculares e de Complemento Curricular desenvolvidas no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada nas componentes de Física e Química e aplicadas em diversas disciplinas e turmas de ensino pedagógico diferente. Como reflexão final do trabalho desenvolvido, considera-se que foram adquiridos novos conhecimentos e estratégias relativas ao processo ensino/aprendizagem. Um processo contínuo e enriquecedor para o ser humano, que o permite crescer tanto a nível pessoal como profissional.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3682
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FC - DQ | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio - Anabela Antunes.pdf3,33 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.