Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3699
Título: Geração de sombras em cenas 3D por projeção direta
Autor: Mamede, João Pedro Domingues
Orientador: Gomes, Abel João Padrão
Palavras-chave: Computação gráfica
Computação gráfica - Sombras projectadas
Algoritmo de Blinn
Projecção directa - Sombras em cenas 3D
Data de Defesa: 2013
Resumo: Assombrastêmumaimportantecontribuiçãoparaoaumentodorealismonarepresentaçãográficaemtemporealdecenaseobjetos.Existem vários algoritmosquepermitemadicionarsombrasacenaseobjetos3D,sendoosmaispopularesomapade sombraseovolumedesombras. Otrabalhorealizadonoâmbitodestadissertaçãodemestradotevecomoprincipal objetivoacriaçãodeumalgoritmodegeraçãodesombrasatravésdeprojeçõesdiretas mútuasentrefacetasdosobjetosemcenas3D.Comestafinalidadefoiexploradoum algoritmopropostoporBlinnem1988,oalgoritmodesombrasplanas.Estealgoritmo permiteageraçãodasombradeumobjetoatravésdaprojeçãodosvérticesqueo constituem,paraoplanobase(ouchão)dacena.Porém,estealgoritmoapresenta algumaslimitações,comoéofactodeapenaspermitirageraçãodesombrasem superfíciesplanares,bemcomoignorarassombrasqueumobjetofazsobresipróprio. Tem,noentanto,aspetospositivoscomoacapacidadedegerarsombraslivresdeefeito deescada(aliasing). ParasolucionaraslimitaçõesdoalgoritmopropostoporBlinn,superfíciescurvaspodem seraproximadasporfacesplanas,oqueacabaporpermitiraaplicaçãodoalgoritmoa váriostiposdesuperfícies.Noquerespeitaàimpossibilidadenageraçãodesombras queumobjetofazsobresipróprio,podedizer-sequeesteproblemapodeserresolvido analisandocadaumadassuasfacetasedeterminarquaisdasrestantesfacetaslhe fazemsombra. Atravésdassoluçõesapresentadasépossívelobterumalgoritmocapazdecalcular sombrasparaváriostiposdecenas.Noentanto,oseudesempenhocomputacionalvai estardependentedacomplexidadedacena.Poressarazãoéfeitaaparalelização em GPUdoalgoritmo,demodoaproporcionarumamaiorcapacidadederespostaem Foramporissoprojetadasduasversõesdomesmoalgoritmo,sequencialeparalela, atravésdasquaisépossívelgerarsombrasemcenasdediferentescaracterísticas. Constatou-se,atravésdosresultadosobtidos,queaversãoparalelaemGPU garante uma maior desempenhoecapacidadederespostaemcenasdemaiorcomplexidadedo
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3699
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Informática
Aparece nas colecções:FE - DI | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
m4909Dissertacao.pdf11,44 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.