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Título: Projecções interactivas na sala de aulas
Autor: Santos, Vasco Miguel Alves dos
Orientador: Silva, Frutuoso Gomes Mendes da
Palavras-chave: Ensino - Novas tecnologias
Projecção interactiva - Ensino
Quadro interactivo - Ensino
Interacção humana - Computador
Wiimote
Wiimote whiteboard
Data de Defesa: 2010
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm um papel chave nos métodos de ensino. O uso de quadros interactivos é uma dessas tecnologias que tem vindo a aumentar nos últimos anos. No entanto, a maioria das soluções disponíveis no mercado têm um preço alto, o que significa que é muito difícil ter um quadro interactivo em cada sala de aula. Recentemente, Johnny Lee mostrou que é possível ter um quadro interactivo em qualquer superfície plana usando apenas um comando Wiimote e um emissor de infravermelhos, i.e., um quadro interactivo de baixo custo (ou Wiimote Whiteboard) disponível por menos de 100e, excluindo o projector. Baseada nesta tecnologia, foi criada uma aplicação de suporte às aulas que permite ao professor/apresentador tirar apontamentos (notas) sobre apresentações e guardá-las em ficheiro. Deste modo, também é possível disponibilizar estes apontamentos aos estudantes. Assim, os estudantes passam a ter os apontamentos em formato digital, em vez de utilizarem o caderno, permitindo uma maior partilha de recursos e ideias entre estudantes e professores. Esta aplicação permite escrever, desenhar e reconhecer texto e formas geométricas. Para além disso, também foi desenvolvida outra aplicação que permite editar as notas à posterior. Com esta aplicação é possível complementar as notas tiradas durante uma aula/apresentação, corrigindo, apagando ou adicionando mais notas. Esta aplicação dá mais liberdade ao professor/apresentador pois permite que as notas melhoradas estejam disponíveis aos alunos. Além disto, estendeu-se as capacidades do Wiimote Whiteboard tornando possível controlar o computador à distância usando um segundo comando Wiimote. Isto foi alcançado mapeando várias teclas chave nos botões do Wiimote. Deste modo, o professor/apresentador pode controlar o computador à distância, tornando o quadro mais interactivo, i.e., cancela quase na totalidade a dependência que um utilizador tem do rato e teclado do computador. Isto permite ao utilizador estar perto do quadro onde, além de o poder usar sem limitações, também pode controlar à distância o que quer mostrar no computador (e.g., Powerpoint imagens, vídeos, etc.). Por fim, e dado que um normal quadro interactivo é normalmente acompanhado de software educativo, foi desenvolvida uma aplicação visual de suporte às aulas de Introdução à Programação. Esta aplicação permite criar fluxogramas e gerar o correspondente pseudo-código e código fonte em Linguagem C e, deste modo, permite ensinar os fundamentos básicos da Programação.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3734
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Engenharia Informática
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