Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3739
Título: Sistema de comunicação e gestão de leituras
Autor: Gomes, Zenaida Veríssimo de Vasconcelos e
Orientador: Moura, Paulo
Palavras-chave: Sistema de informação para comunicação -- Gestão de leituras
Sistema de informação -- Interfaces Web
Sistema comercial -- Electricidade -- Gestão de leituras
Sistema comercial -- Água -- Gestão de leituras
Data de Defesa: 2012
Resumo: Cabo Verde é um arquipélago sendo que, nalgumas ilhas o factor dispersidade faz com que seja muito difícil fornecer água e electricidade a certas localidades. A Electra, empresa de electricidade e água tem feito muitos esforços e investimentos no sentido de atender ao maior número possível de pessoas. O bom relacionamento com o cliente é um dos pontos prioritários da empresa. São frequentes as reclamações por parte dos clientes, principalmente no que diz respeito ao consumo onde alegam não ter consumido o que consta nas facturas levando a cabo uma série de análises relativamente ao histórico de leituras, facturação e consumo visando esclarecer e responder a reclamação efectuada. Com o objectivo de facilitar e evitar que o cliente se dirija às lojas para fazer reclamações muitas vezes infundadas a empresa decidiu desenvolver um Sistema de Informação (SI) que permitirá ao cliente ter acesso as suas informações comerciais, podendo ele próprio fazer as suas análises relativamente ao seu consumo dirigindo-se a empresa só se for realmente necessário. Para o desenvolvimento desse trabalho foi feito um estudo sobre os sistemas de informação, as aplicações Web e as tecnologias de informação existentes para o desenvolvimento Web entre as quais foi feita um estudo comparativo no sentido de escolher quais as soluções que melhor se enquadram no desenvolvimento do sistema de informação para comunicação e gestão de leituras de consumos de água e electricidade. Utilizando uma metodologia exploratória foi estudada o sistema comercial existente no sentido de entender principalmente os módulos respeitantes a leitura e facturação e, foram efectuadas alguns questionários junto aos funcionários que trabalham com o sistema. O sistema foi desenvolvido utilizando os recursos disponíveis na empresa levando em consideração as condições actuais da empresa, tanto a nível financeira como a nível de tecnologias de informação.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3739
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Engenharia Informática
Aparece nas colecções:FE - DI | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sistema de Comunicação e Gestão de Leituras.pdf3,14 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.