Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3783
Título: As TIC na matemática: relatório de estágio
Autor: Cunha, Natália de Jesus Monteiro da .
Orientador: Serôdio, Rogério Pedro Fernandes
Palavras-chave: Ensino da matemática
Ensino da matemática - Novas tecnologias da informação e comunicação
Ensino da matemática - Interactividade
Ensino da matemática - Tecnologia interactiva
Data de Defesa: 2011
Resumo: Este documento é o resultado de um trabalho realizado no âmbito do 2o Ciclo do Mestrado em Ensino de Matemática no 3o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário . O presente trabalho tem por objetivo abordar a forma como as novas tecnologias e a Matemática, se podem juntar, dentro e fora da sala de aula, para ajudar na gestão das aulas de Matemática. Pretende-se apresentar, do ponto de vista pedagógico, exemplos de aplicações com recurso às novas tecnologias direcionadas para a disciplina de Matemática; e mostrar como um professor de Matemática pode tirar partido das novas tecnologias ao estabelecer uma ponte entre estas e a comunidade escolar. Isto é, intervindo de forma ativa na melhoria da vida escolar, com a dinamização e promoção de atividades como incentivo à aprendizagem dos alunos. Na atualidade, tem-se gerado unanimidade sobre a importância do uso de exemplos de aplicações no ensino de Matemática. Quando um estudante não se sente vocacionado para estudar Matemática, torna-se menos fastidioso saber que o assunto em estudo serve para resolver problemas que lhe são familiares. Também a sua interatividade na sala de aula pode fortemente contribuir para o despertar pelo gosto da Matemática, que, caso contrário, caria adormecido. Em qualquer um dos casos será sempre compensador desenvolver exemplos de aplicações. A área da Matemática eleita para desenvolver um exemplo de aplica-ção das novas tecnologias numa aula de Matemática diz respeito à unidade curricular de Funções de 8o ano (Funções Linear). É de salientar que a elaboração deste trabalho não teve como principal objeto de estudo uma exposição de origem quantitativa ou qualitativa, mas sim despertar algum interesse pelo recurso das novas tecnologias no domínio da Matemática, seja ele motivo de progressão de carreira ou enriquecimento pessoal e/ou pro ssional no sentido de permitir estimular o interesse dos alunos pela disciplina de Matemática. Na elaboração do presente documento teve-se como principal preocupação a obtenção de um texto de leitura fácil, não muito massudo o que nem sempre é uma tarefa fácil. A ideia foi sensibilizar o leitor sobre a importância, a inserção e a utilidade que as novas tecnologias exercem sobre a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Esta aposta explica as decisões tomadas na organização deste documento. Assim no Capítulo 1 é apresentada uma breve evolução da escola em Portugal. A escolaridade mínima obrigatória passou de 3 em 1956 para 9 anos em 1986. E de como também as tecnologias já começaram a surgir no âmbito das Telescolas. No Capítulo 2 é feita uma breve introdução de recursos com potencialidades matemáticas, seguida de alguns exemplos alusivos das potencialidades dos programas/softwares utilizados ao longo do trabalho que podem ser tidos como uma mais valia numa aula de Matemática e/ou na preparação da mesma. Caso o leitor pretenda obter mais informações poderá sempre consultar os manuais de utilizador que se encontram referenciados na bibliogra a. No capítulo 3 é apresentada uma nota introdutória da valorização dos sistemas de representação atuais do conhecimento matemático. É também apresentado um exemplo de como recuperar um trabalho realizado à moda antiga através do uso das novas tecnologias, tais como o recurso ao quadro interativo e ao Geogebra. Finalmente, são apresentadas algumas considerações a ter em conta no ensino de Matemática.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3783
Designação: Relatório de estágio apresentado à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FC - DM | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Trabalho Investigação_Mestrado.pdf2,93 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.