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Título: Previsão do desempenho de motores alternativos com ignição por faísca
Autor: Navio, Francisco José Pestana
Orientador: Brójo, Francisco Miguel Ribeiro Proença
Gonçalves, Luís Carlos Carrilho
Palavras-chave: Motor de combustão interna
Motor - Aspectos técnicos
UBICAR - Motor - Avaliação do desempenho
Motor - Árvore de cames
Shell Eco Marathon - Motor
UBIANSim - Programa de simulação
Data de Defesa: 2011
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: O presente trabalho teve como objectivo principal o estudo do desempenho de três motores de pequena cilindrada de forma a verificar se o motor Honda Gx120, que equipou o veículo de baixo consumo da equipa responsável pelo projecto UBICAR, do Departamento de Engenharia Electromecânica da Universidade da Beira Interior, que participou na prova Shell Eco Marathon, foi a melhor escolha. Para o estudo da previsão dos desempenhos dos motores foram efectuadas medições e cálculos de forma a conhecer as suas curvas características, para posteriormente serem utilizadas no programa de simulação UBIANSim. Este, por sua vez, permitiu simular os desempenhos dos motores ao longo da prova da Shell Eco Marathon, tendo em conta a aerodinâmica, o peso, a relação de transmissão, os atritos do veículo e a estratégia que foi utilizada pela equipa para ligar e desligar o motor ao longo da prova. Das simulações foi possível constatar que a opção pelo motor Honda Gx120 foi a mais adequada, pois este apresentou os melhores resultados ao nível de economia do combustível. Foi ainda realizado um estudo sobre a influência que a relação de transmissão, o peso, a aerodinâmica e os atritos de do veículo têm sobre o consumo de combustível do veículo, tendo-se verificado que a melhoria destes parâmetros permitiria obter uma economia de combustível de 26%. Por fim, foi realizado um estudo para determinar como seria o desempenho do motor se o seu ciclo termodinâmico fosse modificado, convertendo o ciclo de Otto num ciclo de Miller, conseguido através da modificação da árvore de cames existente no motor. Para este estudo foram realizadas medições sobre a árvore de cames, cálculos e simulações através do programa Engine Analizer Pro, que permitiu simular um banco de ensaios, permitindo obter as curvas características do motor antes e após a modificação da árvore de cames. Foram também efectuadas simulações com o UBIANSim para determinar o desempenho do motor com a árvore de came modificada ao longo da pista. Pelos resultados obtidos foi possível verificar que, com base nas simulações efectuadas, a modificação da árvore de cames não traria benefícios para o desempenho do motor.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3796
Designação: Mestrado em Engenharia Electromecânica
Aparece nas colecções:FE - DEE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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