Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3835
Título: Determinação da influência da temperatura nos constrangimentos dimensionais na maquinação de peças complexas em alumínio
Autor: Mateus, Carlos Manuel Silva
Orientador: Silva, Abílio
Palavras-chave: Maquinação do alumínio
Alumínio - Aplicação
Alumínio - Cárter de embraiagem
Maquinação de cárteres
Maquinação de peças - Alumínio - Temperatura
Data de Defesa: 2008
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: Actualmente os cárteres das caixas de embraiagem utilizados na indústria automóvel são de ligas de alumínio. Estas ligas metálicas leves têm o grande inconveniente de possuírem elevados coeficientes de expansão térmica e suas alterações dimensionais requerem especial atenção durante o seu processamento. Assim é usual que a maquinação de alta velocidade de ligas de alumínio implique a prévia estabilização térmica das peças de forma a evitar que alterações dimensionais ultrapassem as tolerâncias admissíveis. Com este trabalho pretende verificar-se a possibilidade de evitar a estabilização térmica numa estufa, de um cárter de embraiagem em alumínio, antes da sua maquinação. A estabilização dimensional do cárter será feita no interior do centro de maquinação, recorrendo à “duchagem” das peças com o óleo de corte refrigeração a uma temperatura estabilizada. Foi desenvolvido uma extensa metodologia experimental aplicada a um sistema de maquinação e usando um sistema de “duchagem” com temperatura controlada, analisando-se cerca de 35 características em mais de 40 peças. Este estudo exaustivo foi efectuado através da determinação das temperaturas das peças antes de entrarem no centro de maquinação, da temperatura no interior do centro de maquinação, das cotas, seus limites e seus desvios em função do intervalo de confiança do lote de referência. Os resultados obtidos permitiram verificar quais as características em que a correlação com a temperatura é mais sensível e constatar que as cotas de profundidade são as que apresentam maiores desvios. Sendo este um trabalho de aplicação prática verificou-se que através duma regulação sistemática de algumas cotas e da sequencia de maquinação se podia aplicar o método desenvolvido aumentando a eficiência e alcançando uma importante poupança de energia e de manutenção.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3835
Designação: Mestrado em Engenharia Electromecânica
Aparece nas colecções:FE - DEE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese de mestrado.pdfDocumento principal3,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.