Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3911
Título: Educar para a gestão sustentável da água em Portugal
Autor: Magalhães, Susana Maria Carvalhal Ramos
Orientador: Gomes, Arlindo Caniço
Palavras-chave: Educação ambiental - Portugal
Água - Gestão sustentável - Portugal
Física - Conteúdo programático - Ensino secundário - Portugal
Química - Conteúdo programático - Ensino secundário - Portugal
Data de Defesa: 2010
Resumo: Este trabalho pretende demonstrar a importância da Educação para a Utilização Sustentável da Água em Portugal num contexto de crescente globalização, aumento exponencial da população do planeta e consequente sobre-exploração dos recursos naturais. A escola deve desempenhar um papel fundamental na formação dos futuros cidadãos, o qual é possível porque os programas curriculares permitem que os professores desenvolvam actividades que contribuam para a consciencialização dos alunos relativamente aos problemas dos ecossistemas e à importância da adopção de uma atitude de responsabilidade ética individual e colectiva. Actualmente, os programas curriculares do ensino já estão organizados de forma a que o Professor desenvolva actividades que possam/devam formar alunos conscientes nos diferentes componentes dos conteúdos programáticos: Ciência, Tecnologia e Sociedade.
This study aims at demonstrating the importance of Environmental Education to the sustainable use of water in Portugal, in a context of increasing globalization, exponential increase of world population and consequent over-exploitation of natural resources. School must assume an essential role in educating future citizens, which is possible because syllabuses allow teachers to develop activities that contribute to students' recognition of ecosystem problems and the importance of adopting an attitude of both individual and collective ethical responsibility. Nowadays, syllabuses are already organized so that teachers can develop activities which might/should raise students' awareness regarding the different components of curricular contents: Science, Technology and Society. The access to reliable information sources at school is easy, that is why the research of updated documents allows the development, under the teacher's guidance, of diverse topics in the context of syllabuses, including those with repercussion in the sustainable use of water.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3911
Designação: Mestrado em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FC - DQ | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Educar para Gestão Sustentável da Água em Portugal- Susana Magalhães.pdf4,56 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.