Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3945
Título: Compreensão e memória: interacção na escrita e na leitura no 1º ciclo do ensino básico
Autor: Delgado, Olinda Lopes Rodrigues
Orientador: Sardinha, Maria da Graça Guilherme D'Almeida
Palavras-chave: Ensino básico 1º ciclo - Leitura - Portugal
Ensino básico 1º ciclo - Escrita - Portugal
Promoção da leitura - Portugal
Leitura - Aprendizagem - Portugal
Leitura - Aprendizagem - Memória - Portugal
Plano Nacional de Leitura - Biblioteca escolar
Data de Defesa: 2009
Resumo: Nas últimas décadas muito se tem investigado no âmbito da leitura e os responsáveis pelo poder politico dos diferentes países têm investido no sentido de a promover. Sendo a leitura uma ferramenta insubstituível que permite aos sujeitos leitores aceder a um conjunto de experiências e conhecimentos é crucial conhecer e compreender os seus modelos de aquisição. Assim, o trabalho que se apresenta, centrase nos processos que lhe são subjacentes, nas componentes que a constituem, bem como nas metodologias de ensino, como forma de poderem desenvolver uma actuação mais consciente, informada e adequada aos alunos. Se entendermos os nossos alunos como aprendizes activos, significa reconhecer a sua necessidade incessante de novas experiências. Eles estão continuamente envolvidos num processo de interpretação activa e de transformação da nova informação. Neste estudo pretendemos disponibilizar situações estimulantes, recorrendo à narrativa e à capacidade que esta tem em embarcar a criança numa viagem ao mundo maravilhoso e assim despertar os nossos alunos para o prazer de ler. Neste sentido, e recorrendo aos jogos de adivinhação do Goodman (1987;1994) em que o leitor tem um papel extremamente activo, antecipando o texto com base na sua experiência cultural e linguística, analisaremos dois contos que remetem para as vivências dos nossos alunos testando deste modo a capacidade de retenção e recordação. Não sendo a relação entre os conhecimentos prévios do leitor e a compreensão, uma relação linear, acreditamos que muito temos para percorrer no processo ensino – aprendizagem que na faixa etária dos alunos deste estudo se adquire de forma lenta e gradual.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3945
Designação: Mestrado em Estudos Didácticos, Culturais, Linguísticos e Literários
Aparece nas colecções:FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
olinda.pdf4,03 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.