Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/4414
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dc.contributor.advisorLoureiro, Manuel Joaquim da Silva-
dc.contributor.authorMonteiro, Rogério Afonso Ferreira-
dc.date.accessioned2017-04-20T10:32:13Z-
dc.date.available2017-04-20T10:32:13Z-
dc.date.issued2012-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/4414-
dc.description.abstractA Educação do Futuro tem vindo a estar na ordem do dia. Têm sido vários os contributos nesse sentido. Os contributos de Delors e de Morin representam, digamos assim, o pensamento oficial da UNESCO sobre a Educação do Futuro. Todavia, tais contributos precisam de enquadramento na Escola, tendo em conta as dinâmicas que mais têm determinado a sociedade atual. Parece, portanto, fazer todo o sentido colocar a questão: Que Escola Básica e Secundária para a Educação do Futuro? Com esta questão pretendemos alcançar o objetivo de esboçar um projeto de Escola Básica e Secundária para a Educação do Futuro. Claro está, pode-se sempre questionar uma tal empresa, atendendo à diversidade de caminhos que podem existir nesse sentido. Pese embora saibamos que uma tal diversidade nunca impediu que a Escola existisse e exista. Como tal, este empreendimento se não servir para mais nada, que sirva pelo menos para desbloquear o caminho a outros ou afastar doutras empresas do género. Para a concretização do objetivo: • Elaborámos e apresentámos um retrato social, económico, financeiro, político e escolar que nos parece corresponder à atualidade; • Procedemos a uma meta-análise desse retrato e dissemos dos seus efeitos na escola; • Fizemos uma interpretação crítica exploratória heurística das propostas de Delors e de Morin, do “Projeto Escola Cidadã” de referencial freiriano e do “Projeto para Uma Ética Mundial” de Hans Küng, e dos seus efeitos na escola; • Construímos, nesta confluência, um questionário que aplicámos a personalidades e entidades portuguesas com relevante valor social e representativo; • Utilizámos a análise de conteúdo categorial para análise e interpretação das respostas ao questionário. Da meta-análise, das interpretações e da análise de conteúdo, identificámos, como estruturantes, e definimos os conceitos de “Processo heurístico de aprendizagem da informação”, de “Processo heurístico de construção do conhecimento aprendente” e de “Coopetitividade solidária planetária”, e esboçámos um projeto de Escola Básica e Secundária para a Educação do Futuro.pt_PT
dc.description.abstractThe Education of the Future has come to be on the agenda. There have been several contributions in that sense. The contributions of Delors and Morin represent, so to speak, the official thinking of UNESCO on the Education of the Future. However, such contributions need a framework in School, taking into account the dynamics that most have determined the current society. It seems, therefore, make sense the question: What Primary and Secondary School for the Education of the Future? With this issue we intend to achieve the purpose of outlining a project of Primary and Secondary School for the Education of the Future. Of course, one can always to call in question such an undertaking, given the variety of paths that may exist in that sense. Although we know that such diversity never prevented that the school existed and that the school exists. As such, this undertaking if it is not used for anything else, it at least it will serve to unlock the path to others or away from other studies the same genus. To achieve the goal: • We have drafted and presented a social, economic, financial, political and scholar portrait which seems to correspond to the present; • We proceeded to a meta-analysis of that portrait and we said about its effects on school; • We made a heuristic exploratory critical interpretation of the proposals of Delors and Morin, of the "Project of Citizen School" of the Freirian referential and of the "Project for a Global Ethic" of Hans Küng, and we said about its effects on the school; • We build, in this confluence, a questionnaire that we applied to Portuguese personalities and entities with relevant social and representative value; • We used content analysis involving categories for analysis and interpretation of the questionnaire responses. Of the meta-analysis, interpretations and content analysis, we identified, as structuring, and defined the concepts of "Heuristic process of learning of the information", of "Heuristic process of constructing of the learning knowledge" and of "Planetary solidary coopetitiveness", and we sketched a project of Primary and Secondary School for the Education of the Future.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEnsino básico - Papel da escolapt_PT
dc.subjectEnsino secundário - Papel da escolapt_PT
dc.subjectEscola - Qualidade da educaçãopt_PT
dc.subjectEducação do futuro - Papel da escolapt_PT
dc.titleSobre a escola básica e secundária para a educação do futuropt_PT
dc.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Educaçãopt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
Aparece nas colecções:FCSH - DPE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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