Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/525
Título: O design na era da informação
Autor: Serra, Joaquim Mateus Paulo
Palavras-chave: Design - Informação - Formas
Data: 28-Abr-2010
Resumo: Talvez a maneira mais geral de definir o design seja dizer que ele é a actividade que consiste em projectar uma “forma”, para a corporizar numa determinada “matéria”, em vista de uma certa “função”, mediante a “técnica” adequada. Mas uma tal definição dá como evidentes significados que estão em questão pelo menos desde os gregos: “forma”, “matéria”, “função”, “técnica”. Dos autores contemporâneos que procuraram interrogar uma tal evidência, Heidegger ocupa, sem dúvida, um lugar especial. Por isso mesmo, a nossa interrogação sobre o que é design começa por uma análise da reflexão heideggeriana sobre a técnica – indissociável, ela própria, de uma reflexão sobre a natureza.2 Essa análise acaba por nos conduzir à cibernética como apogeu da técnica, como o momento em que a técnica se torna manipulação da informação e, reciprocamente, o “real” se transforma em informação manipulável. O que acontece, em tal situação, aos significados acima referidos, e por extensão, ao próprio conceito de design? Porque se torna um tal conceito tão decisivo precisamente em tal situação? […]
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/525
Aparece nas colecções:FAL - DCA | Documentos por Auto-Depósito

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
serra-paulo-design-era-informacao.pdf95,41 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.