Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/829
Título: Síndrome de Asperger : qualidade de vida e rendimento escolar na adolescência
Autor: Cardoso, Ana Patrícia Simões
Palavras-chave: Síndrome de Asperger
Síndrome de Asperger - Adolescentes - Qualidade de vida
Síndrome de Asperger - Adolescentes - Rendimento escolar
Data de Defesa: Out-2011
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: Objectivos: Avaliar se existe diferença estatisticamente significativa entre Qualidade de Vida (QV) e Rendimento Escolar de adolescentes com Síndrome de Asperger (SA), comparativamente a adolescentes sem distúrbio neuro-psiquiátrico conhecido. Material e Métodos: Estudo observacional descritivo transversal entre 1) casos: adolescentes com Síndrome de Asperger, com idades entre 13 e 20 anos, inscritos na APPDA de Viseu ou na APSA; e 2) controlos: adolescentes da mesma faixa etária a frequentar os ensinos básico ou secundário da Escola Secundária Afonso de Albuquerque. Para facilitar a recolha dos dados, construiu-se um questionário intitulado “Questionário de Qualidade de Vida e Rendimento Escolar”, estruturado em 3 partes: Dados Sociodemográficos, Rendimento Escolar e Qualidade de Vida. Resultados: A idade média dos adolescentes com SA foi de 17,00±2,55 anos, sendo a maioria do género masculino (60%). Rendimento Escolar: o número de reprovações escolares foi superior, em média, no grupo dos casos (casos: 0,80±0,18; controlos: 0,28±0,57); a autopercepção como estudante foi inferior, em média, nos adolescentes com SA (casos: Suficiente, 3,20±0,45; controlos: Bom, 3,88±0,75). Qualidade de Vida: os adolescentes com SA, tal como os controlos, apresentaram uma Boa percepção global de QV (casos: 4,00±0,00; controlos: 4,02±0,62) e mostraram-se Satisfeitos face à sua percepção global de saúde (casos: 4,40±0,89; controlos: 4,14±0,90). Conclusão: Comparativamente aos jovens do grupo de controlos, os adolescentes com SA não demonstraram um prejuízo significativo na sua QV global. No entanto, apresentaram um número de reprovações escolares superior e classificaram-se, enquanto estudantes, numa categoria inferior.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/829
Aparece nas colecções:FCS - DCM | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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