Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/955
Título: Associação do rendimento escolar com oculomotricidade e capacidade de atenção em adolescentes do 9º ano de escolaridade
Autor: Fidalgo, Bruno
Palavras-chave: Oculomotricidade
Movimentos oculares
Movimentos sacádicos
Oculomotricidade - Adolescentes - Rendimento escolar
Oculomotricidade - Adolescentes - Atenção
Oculomotricidade - Adolescentes - Velocidade de leitura
Data de Defesa: Out-2011
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: A actividade da leitura é considerada desde há muito tempo o principal facilitador da aquisição de conhecimento. Fisicamente a leitura utiliza uma panóplia de movimentos oculares, se um deles se encontrar afectado, podemos incorrer a problemas de leitura e consequentemente a problemas na aprendizagem. Psicologicamente a leitura utiliza dois processos, a descodificação e a compreensão. Muitos autores identificam a velocidade da leitura como uma das características responsáveis pelo sucesso escolar. Tendo estes pormenores em mente, pretendemos conduzir um estudo piloto onde temos como objectivo, descobrir se existe uma relação entre as variáveis que definem a performance no teste ADEM-d com um parâmetro que quantifique o rendimento escolar. O estudo foi realizado em educandos das escolas da Covilhã que frequentam o 9º ano de escolaridade, e os resultados não mostraram correlação entre a performance do teste e a classificação das provas globais.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/955
Aparece nas colecções:FCS - DCM | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação 24-10-2011.pdf2,24 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.