Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2117
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida-
dc.contributor.authorSantos, Maria Marta Tomaz Alves Cruz-
dc.date.accessioned2014-07-25T16:08:11Z-
dc.date.available2014-07-25T16:08:11Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/2117-
dc.description.abstractA pesquisa teve como objectivo investigar a influência da consciência fonológica, lexical e sintáctica, sobre o desenvolvimento da competência leitora. Esperávamos que as crianças com níveis académicos mais elevados apresentassem desempenho superior na competência da leitura. Participaram da pesquisa, no 1º CEB 19 alunos do 1º ano e 8 do 4º; no 2º CEB participaram 23 alunos do Agrupamento de Escolas “Terras do Xisto”. Os instrumentos utilizados foram aplicados no final do ano escolar. Estes instrumentos de avaliação visavam avaliar a velocidade de leitura por palavras isoladas (2º ano) e em leitura silenciosa de texto (4º e 6º anos), avaliar a compreensão leitora (4º e 6º anos). A análise estatística mostrou correlações positivas significativas entre a competência de leitura e o desempenho académico final dos alunos no 1º e 4º anos e mostrou correlações positivas no 6º ano entre competência de leitura e os níveis da disciplina de Língua Portuguesa. Tais resultados sugerem a importância de se favorecer o desenvolvimento da leitura nos anos escolares iniciais.-
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCompreensão leitorapor
dc.subjectDislexiapor
dc.titleLiteracia e leitura, a proficiência da leitura como factor de sucessopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCovilhãpor
dc.peerreviewedyespor
Aparece nas colecções:FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese3_final1.pdf1,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.