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dc.contributor.advisorNunes, António João Santos-
dc.contributor.authorTeixeira, Alexandra Fernandes-
dc.date.accessioned2015-02-24T18:36:35Z-
dc.date.available2015-02-24T18:36:35Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3085-
dc.description.abstractA gestão dos recursos humanos através das suas atividades desempenha um papel fundamental em toda a organização. O desenvolvimento de processos para implementação da qualidade deverá sustentar-se em maior ou menor grau na gestão de recursos humanos, para se poderem atingir os objetivos de melhoria do desempenho organizacional em todas as suas vertentes. Assim, o principal objetivo deste trabalho foi analisar a gestão de recursos humanos em processos de implementação da qualidade (nomeadamente a certificação através do normativo existente, as ISO 9000). Também se pretendeu avaliar os efeitos destas componentes (da gestão de recursos humanos e sobretudo da qualidade) no desempenho organizacional. Quanto à metodologia, realizou-se uma investigação de carácter qualitativo, descritivo e exploratório, com estudos de caso múltiplos em seis empresas: três com a certificação implementada e três sem certificação (onde embora as três considerem a qualidade relevante apenas duas tentaram a certificação). A recolha de dados executou-se através de entrevistas semiestruturadas aos responsáveis (administradores) e aos restantes colaboradores. Os resultados permitem concluir que os maiores obstáculos à implementação das práticas da qualidade decorrem dos fatores comportamentais relacionados com os recursos humanos da empresa. O processo de implementação requer elevados níveis de envolvimento de todos: administradores e restantes trabalhadores e uma adequada comunicação por parte de todos os recursos humanos, no sentido de se identificarem e colmatarem as falhas existentes. Pode direcionar-se a formação para o processo de qualidade em todas as suas vertentes e atribuir responsabilidades, na implementação, ao departamento dos recursos humanos para um correto planeamento de todo o processo. Ao nível do desempenho organizacional identificam-se melhorias ao nível da redução de custos, do aumento da produtividade, da melhoria da imagem da empresa e do maior reconhecimento por parte dos clientes (existindo certificação).por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão de recursos humanospor
dc.subjectEmpresa - Certificação da qualidadepor
dc.titleA importância dos recursos humanos na qualidade e efeitos do desempenho organizacionalpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineMestrado em Gestãopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Gestãopor
dc.identifier.tid201031850-
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