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dc.contributor.advisorPaço, Arminda Maria Finisterra do-
dc.contributor.authorLeão, Sandrina Pereira-
dc.date.accessioned2015-02-26T14:26:51Z-
dc.date.available2015-02-26T14:26:51Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3103-
dc.description.abstractO endorsement tem vindo a ganhar importância ao longo dos tempos. Este fenómeno resulta da estrutura económica atual que se pauta pelas grandes mudanças e na qual estão subjacentes dois fatores: a tecnologia e a globalização. Na era da tecnologia e da globalização, as empresas não se podem deixar ultrapassar pela concorrência. O mercado tem de acompanhar a mudança, otimizar recursos e encontrar outras formas para se tornarem eficazes e sobreviver num mercado cada vez mais competitivo. Esta investigação pretende verificar se o endorsement através de celebridades funciona como uma mera promoção do produto ou se é uma ferramenta eficaz para a marca comunicar com o cliente. As variáveis que se pretende analisar são: o grau de conhecimento da marca e o grau de credibilidade da instituição bancária; o grau de associação da figura pública endorsada à instituição bancária; o conhecimento das figuras públicas e o grau de recordação dos anúncios; a influência da identificação do anúncio no grau de recordação do anúncio; a influência do conhecimento, da seleção e da atratividade da figura pública no comportamento de compra do produto bancário anunciado; a perceção da seleção e da atratividade das figuras públicas; e a influência das variáveis demográficas, no que respeita à intenção de compra dos produtos bancários. Os principais resultados sugerem que existe uma correlação que vai de fraca a moderada entre o grau de conhecimento da marca e o grau de credibilidade dos bancos, e entre o conhecimento das figuras públicas e o grau de recordação dos anúncios. De notar que a identificação do anúncio influencia moderamente o grau de recordação do anúncio, e apenas a atratividade parece determinante no comportamento de compra do produto bancário. Os resultados empíricos deste estudo poderão ser úteis para as diferentes entidades bancárias analisarem a eficácia do uso de figuras públicas nos seus anúncios, reavaliando ou mesmo ajustando as suas opções.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEndorsement - Figuras públicaspor
dc.subjectMarketing - Comunicaçãopor
dc.titleO endorsement no âmbito da comunicação de marketing: uma aplicação ao setor bancáriopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineMarketingpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Marketingpor
Aparece nas colecções:FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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