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dc.contributor.advisorCavaleiro, Victor Manuel Pissarra-
dc.contributor.authorGorski, Cristina Maria Fernandes Martins-
dc.date.accessioned2015-06-03T11:00:59Z-
dc.date.available2015-06-03T11:00:59Z-
dc.date.issued2010-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3454-
dc.description.abstractNeste trabalho pretende-se quantificar os benefícios da estabilização de solos argilosos com um ligante hidráulico LIPIDUR DS. O estudo foi feito durante a execução de uma estrada no norte da Polónia, S22, que liga a cidade de Elblag com a fronteira da Rússia, perto da localidade Grzechotki. Esta Obra estava em cerca de 2/3 da sua extensão inserida na zona “NATURA 2000”, correspondendo a uma zona protegida e classificada pela União Europeia como IBA-Important Birds Area, sendo denominada como “Ostoja Warminska”. Este facto teve repercussões na organização e planeamento dos trabalhos, forçando todos os envolvidos no projecto, Dono de Obra, Projectista e Empreiteiro, a darem uma importância predominante aos factores ambientais. Um desses factores foi o crescente défice de solos de qualidade para a construção de estradas, resultante de recursos naturais limitados, bem como as condições económicas, o que incentivou os intervenientes no projecto ao uso de solos existentes no local da obra, muitas vezes inadequados para a sua aplicação directa. Recorrendo-se à estabilização de solos com inclusão de ligantes, estes adquirem propriedades que permitem a sua utilização. Assim evita-se a substituição por materiais de melhor qualidade, recolhidos noutro local, com graves consequências ao nível dos impactos ambientais, como também elimina a necessidade de um local de depósito dos materiais não compatíveis. Foi feita uma revisão do estado da arte respeitante aos métodos de estabilização de solos, focando-se o uso de ligantes hidráulicos como o cimento, a cal, as cinzas volantes, o betume. Com o aparecimento no mercado de novos produtos mais competitivos, apresenta-se as características de dois desses produtos de nome comercial LIPIDUR e SILMENT. Primeiramente analisou-se se os solos que apresentavam teores em água elevados e fraca capacidade de carga eram adequados para serem estabilizados com o LIPIDUR DS. Todos os ensaios foram baseados em normas Polacas, que se descreverão mais à frente. Numa segunda fase, projectou-se a mistura de solo com ligante LIPIDUR DS que mais se adequava relativamente aos ensaios de resistência à compressão e variações térmicas. Finalmente realizaram-se trechos experimentais onde se ensaiou a capacidade de carga através do módulo de deformabilidade.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEstabilização de solos - Ligantes hidráulicaspor
dc.subjectEstabilização de solos - Resistência à compressãopor
dc.subjectEstabilização de solos - Capacidade de cargapor
dc.subjectSolos argilosos - Estabilizaçãopor
dc.titleEstabilização de solos argilosos com ligante hidráulico LIPIDUR DSpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEngenharia Civilpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Engenharia Civilpor
Aparece nas colecções:FE - DECA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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