Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3510
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da-
dc.contributor.authorMartins, Vera Patrícia Dias-
dc.date.accessioned2015-06-08T11:27:36Z-
dc.date.available2015-06-08T11:27:36Z-
dc.date.issued2013-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3510-
dc.description.abstract“O desporto, com a diversidade das suas modalidades e disciplinas, dos seus sentidos e modelos, constitui o expoente das modernas tecnologias do corpo, disponibiliza muitas e variadas maneiras de lidar com o corpo, com os seus fenómenos, com as suas aspirações e necessidades” (Bento, 2000, p. 10). É nosso objetivo neste trabalho avaliar o desenvolvimento motor global de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico (do 1º ano ao 4º ano de escolaridade), praticantes e não praticantes de natação, para além da participação em aulas de Expressão e Educação Físico-Motora. A amostra sujeita ao estudo foi constituída na sua totalidade por 160 crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, a frequentar as aulas que fazem parte das Atividades Extra Curriculares. Destas crianças, 53 pertencem ao grupo que não frequenta aulas de natação no âmbito da Expressão e Educação Físico-Motora e; 87 pertencem ao grupo que frequenta aulas de natação no âmbito da Expressão e Educação Físico-Motora. Para avaliar o desenvolvimento motor global das crianças foi utilizada a bateria de testes “Test of Gross Motor Development ” (TGMD-2), de Ulrich Dale (2000), que foi projetada para avaliar o desenvolvimento motor global em crianças dos 3 aos 10, com confiabilidade e validade atestada. É composta por 12 habilidades, distintas em 2 subtestes (subteste locomotor e subteste controlo de objetos) que medem as habilidades motoras globais que se desenvolvem cedo na vida. As evidências transmitidas pelo conjunto de resultados, revisão de literatura e estudos feitos anteriormente, demonstram existir diferenças significativas entre as crianças com e sem experiência aquática, confirmando a hipótese, de as crianças com experiência em natação terem melhor desenvolvimento motor que as crianças sem experiência em natação.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesenvolvimento motor - Alunos - Praticante de nataçãopor
dc.subjectDesenvolvimento motor - Alunos - Não praticante de nataçãopor
dc.subjectDesenvolvimento motor - Criança - 0-10 anospor
dc.subjectDesenvolvimento motor - Test of gross development (TGMD-2)por
dc.titleDesenvolvimento motor global de crianças do 1º ciclo do ensino básico com e sem prática da natação em contexto educativopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineCiências do Desportopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundáriopor
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento motor global de crianças do 1º ciclo do ensi.pdfDocumento principal844,56 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.