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http://hdl.handle.net/10400.6/3914
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Santos, Amélia Rute de Lima Dias dos | - |
dc.contributor.author | Batista, Maria de Fátima Peixoto | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-24T11:28:36Z | - |
dc.date.available | 2015-11-24T11:28:36Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/3914 | - |
dc.description.abstract | Muitos dos estudantes de hoje estão profundamente interessados na sustentabilidade do seu mundo. Com a crescente preocupação pública sobre o aquecimento global e gases de efeito de estufa, os alunos querem compreender como é que as acções humanas afectam a saúde do nosso planeta. Os estudantes mostram-se profundamente preocupados com a poluição, praticam reciclagem, e mais, querem garantir um planeta saudável para as gerações futuras. Como estudantes de química, eles têm uma oportunidade única para começar de base nesta matéria apaixonante que é a expansão da Química Verde (QV). QV fornece uma abordagem centrada no princípio da prevenção de poluição no início dos processos, alterando assim os processos fundamentais, e enfatiza o uso de princípios químicos e metodologias para a redução na fonte. É um jogo dinâmico de interesses científicos, económicos e sociais que leva a um futuro onde a química é vista como fundamental para proteger o meio ambiente. No entanto, o sucesso da QV depende directamente da formação e dedicação de uma nova geração de químicos, os alunos de hoje. A QV serve como um tema para facilitar uma experiência integradora e interdisciplinar de aprendizagem, onde os estudantes usam o seu pensamento crítico e as suas capacidades de comunicação para resolver problemas complexos que a Indústria Química enfrenta. Os 12 princípios da QV podem ser acoplados com estratégias específicas para aperfeiçoar e complementar o actual currículo do Ensino da Química em Portugal. A QV não se destina a substituir as disciplinas leccionadas ou a ser ensinada como uma secção completamente separada. Em vez disso, as disciplinas existentes devem é ser ensinadas de uma forma nova, incorporando conceitos-chave nos seus currículos de forma a obtermos uma Química inerentemente Verde. Não só é necessário infundir a QV no currículo das disciplinas de Química, como também é necessário abordar e ensinar os princípios básicos da QV e da sustentabilidade para alunos que se irão formar noutras áreas, tais como negócios, ciências políticas e filosofia. Embora os cientistas e os químicos possam praticar QV, os líderes empresariais vão “guiar” as empresas no caminho da sustentabilidade e os líderes políticos vão dar o tom para a política do governo sobre estas questões. Assim sendo, este trabalho tem como objectivo analisar o que de QV se tem falado e feito e posteriormente sugerir algumas formas de implementação, no 3.ºCiclo do Ensino Básico ou no Ensino Secundário, nomeadamente actividades laboratoriais e exercícios teórico-práticos. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Química verde | pt_PT |
dc.subject | Química verde - Aspectos laboratoriais | pt_PT |
dc.subject | Química verde - Currículo - Ensino | pt_PT |
dc.title | Química Verde: Actividades laboratoriais no ensino da Química | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | pt_PT |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química | pt_PT |
Aparece nas colecções: | FC - DQ | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento |
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