Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3979
Título: O impacto do programa de generalização do inglês na aprendizagem da língua inglesa no 2º ciclo
Autor: Bernardo, Vera Mónica Bento Carvalho
Orientador: Mesquita, Paula Pinto Elyzeu
Palavras-chave: Programa de generalização do inglês - Ensino (1º ciclo) - Portugal
Programa de generalização do inglês - Impacto da medida (2º ciclo) - Portugal
Língua inglesa - Ensino (1º ciclo) - Estudo de sondagem
Língua inglesa - Ensino (2º ciclo) - Estudo de sondagem
Data de Defesa: 2014
Resumo: O presente estudo, realizado em 17 Agrupamentos de Escolas situados em diferentes regiões de Portugal Continental, dedica-se à problemática do ensino das línguas estrangeiras no 1º CEB. O seu principal objetivo é a análise do impacto do Programa de Generalização do Inglês (PGEI) na aprendizagem do idioma no 2º CEB, em especial no que concerne as classificações obtidas e o grau de motivação dos alunos para a aprendizagem do idioma. Em termos metodológicos foi realizado um estudo de sondagem, com recurso a inquéritos por questionário, destinados a todos os intervenientes no processo no ensino do idioma no 1º e 2º CEB (alunos, encarregados de educação e professores) e a entrevistas semiestruturadas destinadas apenas aos alunos de 1º e 2º CEB. Através dos questionários e das entrevistas realizadas procurou-se recolher a opinião dos participantes sobre: a aprendizagem precoce da língua inglesa; os benefícios inerentes a esta prática; a importância do idioma no mundo; o nível de motivação dos alunos; e o grau de facilidade experienciado na aprendizagem do idioma. Além disso, foram questionados os docentes de inglês de 2º CEB tendo com vista aferir se, em termos comparativos, os alunos que aprenderam inglês no âmbito do PGEI têm manifestado maior interesse e facilidade na aprendizagem do idioma no 2º CEB e se, têm melhores resultados escolares do que aqueles que não tiveram essa oportunidade. Após a análise e cruzamento das variáveis em estudo foi-nos possível concluir que a articulação curricular e a supervisão pedagógica são práticas pouco expressivas neste âmbito e que, apesar de a maioria dos alunos ter iniciado a aprendizagem do idioma nos primeiros anos do 1º CEB, a aprendizagem realizada não se tem traduzido numa efetiva melhoria dos resultados escolares dos alunos de 2º CEB, nem no aumento da facilidade sentida e do interesse pela aprendizagem do idioma.
This study, carried out in 17 Groups of Schools located in different regions of Continental Portugal, focuses on the issue of teaching foreign languages in the 1st cycle of Basic Education and aims to analyse the impact of the Programa de Generalização do Inglês (PGEI) in language learning in the 2nd cycle of Basic Education, particularly in terms of students’ marks and motivation level towards English language learning. In methodological terms, a survey research using questionnaires for all actors in the process of teaching languages in 1st and 2nd cycles of Basic Education (students, parents and teachers), and semi-structured interviews intended only for students of both cycles of Basic Education were carried out. Through the questionnaires and the interviews, participants’ opinions were sought regarding: the early English learning; the benefits inherent to this practice; the importance of language in the world; the level of students’ motivation; and the student’s ability to learn English. In addition, English language teachers from 2nd cycle of Basic Education were interviewed in order to determine whether, in comparative terms, students who learned English in the context of PGEI have revealed more interest and ability in learning the language in 2nd cycle and if, consequently, they have had better school results than those who did not have the same learning experience. After analysing and crossing the variables at study, we were able to conclude that cross-curricular links and pedagogical supervision are not ultimately determining practices in this context and although most students have started learning the language in the first years of the 1st cycle of Basic Education, the learning process has not shown an effective improvement in educational attainment of students in the 2nd Cycle nor in increasing the interest or ease in learning the language.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3979
Designação: Doutoramento em Letras
Aparece nas colecções:FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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