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dc.contributor.authorSerra, Joaquim Mateus Paulopt
dc.date.accessioned2010-04-28T10:06:30Z-
dc.date.available2010-04-28T10:06:30Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationSerra, J. P. (2003). A Internet e o mito da visibilidade universal. In E. Camilo (Org.), Informação e Comunicação Online, Volume II – Internet e Comunicação Promocional (pp. 73-87). Covilhã: Universidade da Beira Interior. ISBN: 972-8790-08-2-
dc.identifier.isbn972-8790-08-2-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/522-
dc.description.abstractA existência dos homens como “seres vivos políticos” (zoon politikon) pressupõe, antes de mais, a visibilidade de uns perante os outros no quadro de um espaço comum. Nas sociedades modernas, com as suas cidades, os seus estados nacionais e as suas organizações supranacionais, esse espaço tornou-se, cada vez mais, um espaço virtual, assegurado nos e pelos media. Neste espaço virtual - como, aliás, no espaço “real” que o antecedeu e com ele coexiste – a regra tem sido a particularidade e a desigualdade em termos daquela visibilidade; uma situação que, ainda que a propósito da “ordem do discurso”, foi oportunamente tematizada por Foucault. A Internet, e em particular a world wide web, foi antevista, pelos seus fundadores, como um “espaço” que, dada a sua infinidade virtual, derivada da sua virtualidade infinita, permitiria, finalmente, assegurar a universalidade e a igualdade em termos de visibilidade. Pretendemos, na nossa comunicação, demonstrar que o funcionamento dos sistemas automáticos de busca de informação, mais concretamente dos motores de busca, assenta em critérios de relevância que impedem, desde logo, a efectivação de tal universalidade e tal igualdade; que, no fundo, a Internet não representa, neste aspecto, senão a velha política por novos meios.-
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectInternet - Visibilidade - Mitopt
dc.titleA Internet e o mito da visibilidade universalpt
dc.typearticlept
degois.publication.titleEduardo Camilo (Org.), Informação e Comunicação Online, Volume II – Internet e Comunicação Promocional, Covilhã, Universidade da Beira Interior, 2003, pp. 73-87pt
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