Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/6218
Título: Os hospitais são nossos amigos? Um estudo sobre o papel do Facebook na comunicação dialógica das organizações hospitalares
Autor: Gonçalves, Gisela Marques Pereira
Palavras-chave: Comunicação dialógica
Facebook
Relações públicas
Hospitais
Data: 2017
Editora: CECS, Braga
Citação: Gonçalves, G. (2017). Os hospitais são nossos amigos? Um estudo sobre o papel do Facebook na comunicação dialógica das organizações hospitalares. In T. Ruão, R. Neves & J. Zilmar (Eds.), A Comunicação Organizacional e os desafios tecnológicos: estudos sobre a influência tecnológica nos processos de comunicação nas organizações (pp. 15-33). Braga: CECS.
Resumo: Alicerçado no paradigma dialógico das relações públicas, o objetivo deste capítulo é analisar a forma como as organizações hospitalares utilizam o Facebook para comunicar e construir relações com os seus pacientes e seguidores. Através de uma análise de conteúdo a perfis de Facebook, reflete-se sobre como os princípios dialógicos de Kent e Taylor são aplicados na gestão desta rede social pelos hospitais de Portugal. Especial atenção é dada à comunicação sobre o vírus Zika, de interesse público no momento da análise empírica. O estudo evidencia que os hospitais portugueses têm presença no Facebook, mas que não utilizam a rede social de forma dialógica nem para comunicar sobre temas atuais de interesse público. A originalidade deste estudo decorre da reduzida aplicação dos princípios dialógicos em redes sociais em estudos prévios, em geral, e no campo das organizações hospitalares, em particular.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/6218
Aparece nas colecções:ICI - LabCom. IFP | Documentos por Auto-Depósito

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2733-10021-1-PB-2.pdf142,55 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.