Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/6313
Título: A influência dos valores pessoais na profissionalização e sucessão das empresas familiares portuguesas
Outros títulos: Uma abordagem metodológica mista
Autor: Camfield, Claudio Eduardo Ramos
Orientador: Franco, Mário José Baptista
Palavras-chave: Empresa familiar - Comportamento organizacional - Portugal
Empresa familiar - Profissionalização
Empresa familiar - Valores pessoais
Data de Defesa: Jul-2018
Resumo: A presente tese de doutoramento em Gestão apresenta um trabalho realizado em formato de articulação de três artigos empíricos, dispostos cada um deles num capítulo. Estes artigos contribuíram para o alcance do objetivo geral do estudo, que foi desenvolver um novo modelo de investigação que demonstre a existência da influência dos valores pessoais na gestão das empresas familiares, nomeadamente nos fatores que envolvem a profissionalização e a sucessão destas empresas. Para se alcançar este objetivo geral, procurou-se em cada artigo desenvolver um dos objetivos específicos. Neste sentido, o primeiro artigo teve por objetivo demonstrar, através de um estudo empírico, como os valores pessoais podem influenciar na profissionalização das empresas familiares. Como instrumento de recolha de dados, foi enviado um questionário online a empresas familiares portuguesas, obtendo-se uma amostra final de 249 participantes. Para verificar as relações, utilizou-se o a Modelagem de Equações Estruturais (MEE), especificamente o SEM-PLS, procurando inicialmente a validação dos constructos (valores pessoais e profissionalização) por meio do ajustamento do modelo geral. Foi ainda validado o modelo estrutural, verificando as relações entre as variáveis dos constructos estudados. Como resultados, obteve-se a aceitação do modelo e a validação parcial e total da maioria das hipóteses investigadas, mostrando que os valores pessoais se relacionam e influenciam os fatores de profissionalização das empresas familiares. O valor de abertura a mudança influencia os fatores sistemas de controlo financeiro, sistemas de controlo de recursos humanos, descentralização de autoridade e desenvolvimento organizacional. O valor autotranscendência influencia os fatores atuação dos níveis do topo e aspetos sociais e culturais. Por fim, o valor conservação influencia o fator envolvimento de pessoas da família na gestão. O segundo artigo procurou apontar, através de um estudo empírico, como os valores pessoais podem influenciar o processo de sucessão das empresas familiares. Os dados foram recolhidos através de um questionário junto de uma amostra composta por 226 empresas familiares portuguesas. Com base na modelagem de equações estruturais (MEE) realizada no software Smart-PLS, conseguiu-se demonstrar a existência de uma relação e de influência dos valores pessoais no processo de sucessão da empresa familiar. O valor conservação influencia os fatores pessoais do antecessor e o fator de contexto. O valor autotranscendência influencia os fatores pessoais do sucessor, os de relacionamento e os de processo. O valor autopromoção possuí influência o fator financeiro. O terceiro e último artigo teve por objetivo encontrar evidências teóricas e empíricas que contribuíssem para a construção das dimensões de valores pessoais, profissionalização e sucessão, demonstrando ainda as possíveis relações entre estas dimensões e propondo-se no final um modelo conceptual de investigação que englobe estas dimensões no contexto das empresas familiares. Para alcançar este objetivo, utilizou-se o método de estudo de caso em quatro empresas familiares portuguesas, contando ao fim com onze participantes deste estudo. Como técnicas de recolha de dados, utilizou-se as entrevistas, observação não participante e análise documental. Para garantir uma sistematização e confiabilidade aos dados, usou-se o método de análise de conteúdo com a ajuda do software NVIVO (QSR International, versão 11 Pro). Com base nos resultados obteve-se os constructos para a dimensão de profissionalização composto por oito fatores, para a dimensão de sucessão composto com quatro fatores e, para a dimensão de valores três fatores. Conseguiu-se também demostrar as relações entre os valores pessoais, a profissionalização e a sucessão nas empresas familiares. Neste trabalho de tese, levando em consideração o desenvolvimento dos estudos apresentados, foi possível sustentar a existência de influência dos valores pessoais na profissionalização e na sucessão da gestão das empresas familiares no contexto português. Esta argumentação é baseada e sustentada tanto na teoria quando nas análises empíricas medidas e avaliadas pelas metodologias mistas utilizadas nesta investigação, as quais permitiram obter evidências de relação entre estes três constructos citados. No final foi possível ainda, apresentar um novo modelo conceptual de investigação para os estudos em empresas familiares. Para além deste contributo teórico, são ainda apresentadas outras implicações para a prática.
The present PhD thesis in Management presents a work carried out in the form of articulation of three empirical articles, each arranged in a chapter. These articles contributed to the general objective of the study, which was to develop a new research model that demonstrates the influence of personal values in the management of family businesses, especially in the factors that involve the professionalization and succession of these companies. In order to achieve this general objective, each article was designed to develop one of the specific objectives. In this way, the first article aimed to demonstrate through an empirical study how personal values can influence the professionalization of family businesses. As an instrument of data collection, an online survey was sent to portuguese family firms obtaining a final sample of 249 participants. In order to verify the relations, the Modeling of Structural Equations (SEM), specifically the SEM-PLS, was used initially seeking the validation of the constructs (personal values and professionalization) through the adjustment of the general model. The structural model was validated, verifying the relationships between the variables of the studied constructs. As results, was obtained the partial acceptance and validation of most of the hypotheses investigated, showing that personal values are related and influence the factors of professionalization of family firms. The value of openness to change influences the factors financial control systems, human resource control systems, decentralization of authority, and organizational development. The self-transcendence value influences the factors top levels action and cultural and social aspects. Finally, conservation value influences the factor family involvement in management systems. The second article sought to point out through an empirical study how personal values can influence the succession of family businesses. The data were collected through a survey from a sample composed of 226 Portuguese family companies. Based on the structural equation modeling (SME) performed in the Smart-PLS software, it was possible to demonstrate the existence of a relation and influence of personal values in the succession process of the family firms. The conservation value influences the personal factors of the predecessor and the context factor. The self-transcendence value influences the personal factors of the successor, the relationship factors and the process factors. The self-promotion value has influence the financial factor. The third and last article aimed to find the theoretical and empirical evidence that contributed to the construction of the dimensions of personal values, professionalization and succession, thus demonstrating the possible relationships between these dimensions proposing the final conceptual research model that encompasses these dimensions in the context of family businesses. The case study method was used in four family firms in Portugal, with eleven participants in the study. As data collection the method of interviews, non-participant observation and documentary research was used. To ensure data systematization and reliability, the content analysis method was employed with the help of NVIVO software (QSR International, version 11 Pro). By means of the results, we obtained the constructs for the dimension of professionalization composed by eight factors, for the dimension of compound succession with four factors and for the dimension of values composed of three factors. It was also possible to demonstrate the relationship between personal values, professionalization and succession in family firms. In this thesis, taking into account the development of the studies presented, it was possible to sustain the existence of influence of personal values in the professionalization and succession of family business management in Portugal’s context. This argument is based on both the theory and the empirical analysis, measured by the mixed methodologies used in this thesis, allowed to obtain evidence of the relationship between these three constructs. In the end, it was possible to present a new conceptual research model for studies in family firms. In addition to this theoretical contribution, other implications for practice are presented.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/6313
Designação: Doutoramento em Gestão
Aparece nas colecções:FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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