Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/6339
Título: Avaliação das Acessibilidades no Concelho da Covilhã com recurso a SIG
Autor: Tomé, André Filipe Saraiva Coelho
Orientador: Carvalheira, Carmen de Jesus Geraldo
Santos, Bertha Maria Batista dos
Palavras-chave: Acessibilidade
Gestão Municipal.
Sistemas de Informação Geográfica
Transporte Coletivo
Transporte Particular
Data de Defesa: 18-Nov-2016
Resumo: Cada vez mais a gestão dos recursos disponíveis (financeiros, territoriais, etc.) e a aposta na melhoria das condições oferecidas às populações constitui um fator imprescindível para que exista um desenvolvimento sustentável e um aumento da qualidade de vida da população. Neste sentido, o trabalho apresentado pretende avaliar a acessibilidade por transporte particular e transporte coletivo para um município de média dimensão, a Covilhã, em particular aos equipamentos principais do concelho, recorrendo para o efeito à utilização das ferramentas de análise de redes disponíveis num Sistema de Informação Geográfica (SIG). Após o tratamento da componente geográfica da rede de estradas do concelho e a recolha e organização da informação necessária, foram efetuadas 4 análises de avaliação da acessibilidade: 1) aos principais equipamentos do concelho e entre freguesias, por transporte particular (isócronas e matriz OD); 2) aos principais equipamentos do concelho, por transporte coletivo urbano (isócronas e matriz OD); 3) aos principais equipamentos do concelho, por transporte coletivo interurbano (tempos); 4) por transporte particular e coletivo, traduzido em custo da viagem. Foi ainda efetuada uma avaliação da percentagem da população e do território servido pelo conjunto dos equipamentos considerados para diferentes tempos de viagem, por transporte particular. Os resultados apontam para níveis bastante razoáveis de acessibilidade por transporte particular e por transporte coletivo urbano, respetivamente ao nível do concelho e ao nível do perímetro urbano. A análise revelou níveis de acessibilidade inferiores por transporte coletivo interurbano, principalmente para as freguesias mais periféricas do concelho. Salienta-se ainda a obtenção de tempos máximos de viagem da ordem de 20 minutos (transporte particular) e 50 minutos (transporte coletivo urbano) no perímetro urbano, o que abrange a maioria da população residente do conselho, cerca de 95%.
Nowadays, it’s possible to notice an effort in order to achieve a sustainable development and an increase in the quality of life of the population. An approach based on a better management of the resources (financials and territorials) is used to accomplish these goals. Hence, this work pretends to assess the accessibility for private and public transport in the municipality of Covilhã, in particular to the main facilities of the municipality. To do this, it was used a Geographic Information System (GIS) to analyze the road network. After the treatment of the geographical component of the municipality´s road network and the organization of all the necessary data, four accessibility evaluation analyses were made: 1) accessibility to the main facilities of the municipality and between parishes (smallest Portuguese territorial unit) by private transport (isochronous and Origin-Destiny matrices); 2) accessibility to the main facilities of the municipality by urban public transport (isochronous and Origin-Destiny matrices); 3) accessibility to the main facilities of the municipality by interurban public transport (time); 4) accessibility (travel) costs for private and public transports. It was also determined the percentage of the population and the proportion of territory covered by different travel times determined for private transport. The results show that the accessibility is quite reasonable, either using private transport inside the municipality, or urban public transport inside the urban perimeter. However, the levels of accessibility to the periphery parishes of the municipality using inter-urban public transport are lower. In the urban perimeter, the maximum travel time is approximately 20 minutes by private transport and about 50 minutes by public urban transport, covering nearly 95% of the resident population.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/6339
Designação: Mestrado Integrado em Engenharia Civil
Aparece nas colecções:FE - DECA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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