Silva, Jorge Miguel dos ReisBrito, Eliane Gomes deMartins, Bárbara Cotovio Alves2022-01-242022-01-242021-10-272021-07-29http://hdl.handle.net/10400.6/11934Perante os desafios a que o transporte aéreo e mais particularmente o setor aeroportuário, é sujeito, desde o emergente desenvolvimento à necessidade de otimização de redes cada vez mais complexas, a aplicação de análises de redes enaltecese como determinante no apoio da incrementação de medidas à decisão política desde a nível regional até internacional. Neste sentido potencia-se o estudo da rede aeroportuária portuguesa modelada a partir da relação passageiros/ano, por aeródromo e ligação para tráfego nacional e internacional no período de 2009-2019. Baseado em análises de várias métricas da teoria dos grafos, analisa-se a centralidade aeroportuária que visa perceber a importância de cada aeródromo em relação à sua “função na rede”. O estudo preserva uma contextualização literária e um enquadramento generalizado das componentes analíticas adotadas por variados autores, que desenvolveram estudos relacionados com o tema em questão. Após a aquisição e tratamento de dados, adquiridos junto da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), exibe-se um enquadramento dos aeródromos portugueses com tráfego que servem de origem, e correlaciona-se a sua influência no desenvolvimento regional. Enaltecidos sempre sobre a separação de tráfego nacional e tráfego internacional compreende-se ainda a evolução do tráfego e a distribuição geográfica da rede aeroportuária portuguesa assim como são expostas representações gráficas da disposição espacial da rede. Pretende-se, desta forma, consciencializar para a necessidade de intervenção e do contributo para a implementar “diretrizes metamórficas” que impulsionem o estudo da tendência da rede, contribuindo para um melhor usufruo do seu potencial.Air transport, in particular the airport sector, is subject to the application of network analyses that are very important in supporting political decision-making and increasing measures, from regional to international level. There are several challenges presented by the constant development of air transport, which is reflected in the need to optimize increasingly complex networks. Therefore, it is essential to study the Portuguese airport network with modelling based on the passenger/year rate, by aerodrome and connection, for national and international traffic in the period 2009-2019. Based on analyses of different graph theory metrics, airport centrality is studied. This study purposes to understand the importance of each aerodrome concerning its function in the network. The study contains a literary contextualization and a generalized framework of the analytical components adopted by several authors, who developed studies related to the theme of this dissertation. The data was acquired from the National Civil Aviation Authority (ANAC). After data processing, the Portuguese aerodromes that originate air connections are framed and the influence of these aerodromes on regional development is correlated. It also represents the evolution of traffic and the geographical distribution of the Portuguese airport network and their graphic representations of the spatial layout of the network. The evolution of traffic and the geographical distribution of the Portuguese airport network is always subdivided into national and international traffic. Subsequently, it is intended to raise awareness of the need for intervention and contribute to implementing "metamorphic guidelines" that urge the study of the network tendency, contributing to better enjoyment of its potential.porTráfego Nacional e InternacionalAeródromosAnálise de RedesCentralidadeEvolução da RedeTransporte AéreoMetamorfose AeroportuáriaEvolução da Rede Aeroportuária Portuguesa - 2009 a 2019master thesis202890546