Reis, Paulo Nobre Balbis dosRodrigues, Nuno Filipe Soares2015-09-212015-09-212008http://hdl.handle.net/10400.6/3825A ideia de efectuar um estudo de resistência ao impacto partiu de relatos de acidentes em Inglaterra, em que após despiste dos autocarros ocorre, muitas vezes, intromissão de ramos de árvores e outros objectos no interior dos veículos. Actualmente, em termos de impacto, os passageiros estão protegidos pelo chapeamento lateral e pela estrutura. O chapeamento lateral é feito com recurso a chapa de aço ou alumínio com espessura variável. As zonas do motorista e guia são as mais expostas devido à grande superfície vidrada que os envolve e pela sua maior exposição, dada a sua localização mais baixa relativamente aos restantes passageiros. Nesta zona a protecção existente é efectuada pela estrutura, chapa e fibra de vidro, dependendo das áreas. O presente estudo compara, assim, o comportamento de diferentes materiais ao impacto como o alumínio, uma sanduíche alumínio/pecolit/alumínio e aços de elevada resistência Docol 1000 e Docol 1200. O alumínio, por exemplo, é usado em muitas aplicações na indústria automóvel, com a vantagem do seu baixo peso específico associado à poupança energética e menores emissões poluentes. As sanduíches além de apresentarem uma boa resistência mecânica, possuem ainda uma grande capacidade de absorção de energia. Estas propriedades tornam este tipo de materiais bastante utilizados em aplicações sujeitas ao impacto, conforme ocorre na indústria aeronáutica. Finalmente os aços de elevada resistência são materiais recentes e já com aplicações muito satisfatórias na indústria automóvel. A comparação do comportamento ao impacto destes materiais mostrou que, para igual peso, os aços de elevada resistência são os materiais que absorvem mais energia e logo a melhor solução para aplicações sujeitas ao impacto. Os resultados obtidos permitem assim concluir que podem ser aplicadas chapas de aço com espessuras muito mais baixas que as usadas, por exemplo, com o alumínio, para os mesmos níveis de energia de impacto.The idea of an impact behaviour investigation was grown after some bus and coach accident reports. On those accidents, after screening, occur branches and other elements intrusion inside the vehicle. Nowadays, in terms of impact, the passengers are only protected by side panelling and structure. Side panelling is made of steel sheets or aluminium with variable thickness. Driver and guide areas are the most exposed due to the large windscreen area and to their lower position compared to the rest of the passengers. In this area the existing protection is given by the structure, steel panelling and fibber glass, depending on the position. This investigation compares the impact behaviour of different materials such as aluminium and high strength steels (Docol 1000 and Docol 1200) and also sandwiches of aluminium/pecolit/aluminium. Aluminium is largely used in automotive industry, due to is lower specific weight ratio with direct benefits in energy saving and less emissions. The sandwiches despite their good strength have also good energy absorption. Those properties make the sandwiches good options when is necessary good impact behaviour as needed as in aeronautic industry. Finally, high strength steels. Those steels are mainly used in automotive industry with very good results. The comparison of material impact behaviour, shown that for the same weight, the high strength steels absorbs more energy and are the best option when is needed good impact properties. From the tests made can be concluded that with lower thickness, compared with aluminium is possible to achieve to the same impact protection.porPaineis de autocarros - Resistência ao impacto - EstudoMelhoria da resistência ao impacto em paineis de autocarrosmaster thesis