Correia, Paula Cristina Moreira AntunesCardoso, Ana Patrícia Simões2012-12-122012-12-122011-10http://hdl.handle.net/10400.6/829Objectivos: Avaliar se existe diferença estatisticamente significativa entre Qualidade de Vida (QV) e Rendimento Escolar de adolescentes com Síndrome de Asperger (SA), comparativamente a adolescentes sem distúrbio neuro-psiquiátrico conhecido. Material e Métodos: Estudo observacional descritivo transversal entre 1) casos: adolescentes com Síndrome de Asperger, com idades entre 13 e 20 anos, inscritos na APPDA de Viseu ou na APSA; e 2) controlos: adolescentes da mesma faixa etária a frequentar os ensinos básico ou secundário da Escola Secundária Afonso de Albuquerque. Para facilitar a recolha dos dados, construiu-se um questionário intitulado “Questionário de Qualidade de Vida e Rendimento Escolar”, estruturado em 3 partes: Dados Sociodemográficos, Rendimento Escolar e Qualidade de Vida. Resultados: A idade média dos adolescentes com SA foi de 17,00±2,55 anos, sendo a maioria do género masculino (60%). Rendimento Escolar: o número de reprovações escolares foi superior, em média, no grupo dos casos (casos: 0,80±0,18; controlos: 0,28±0,57); a autopercepção como estudante foi inferior, em média, nos adolescentes com SA (casos: Suficiente, 3,20±0,45; controlos: Bom, 3,88±0,75). Qualidade de Vida: os adolescentes com SA, tal como os controlos, apresentaram uma Boa percepção global de QV (casos: 4,00±0,00; controlos: 4,02±0,62) e mostraram-se Satisfeitos face à sua percepção global de saúde (casos: 4,40±0,89; controlos: 4,14±0,90). Conclusão: Comparativamente aos jovens do grupo de controlos, os adolescentes com SA não demonstraram um prejuízo significativo na sua QV global. No entanto, apresentaram um número de reprovações escolares superior e classificaram-se, enquanto estudantes, numa categoria inferior.Purpose: To evaluate the existence of a significant statistical difference between the Quality of Life (QOL) and the School Performance of adolescents with Asperger´s Syndrome (AS), compared to adolescents without known neuro-psychiatric disorder. Material and Methods: A cross-sectional study between 1) cases: adolescents with Asperger’s Syndrome aged between 13 and 20 years registered in Viseu’s APPDA or APSA; and 2) controls: adolescents of the same age group attending primary or secondary school in Escola Secundária Afonso de Albuquerque. To simplify data´s collection, it was created a questionnaire named “Questionário de Qualidade de Vida e Rendimento Escolar na Adolescência”, structured in 3 parts: Demographic Data; School Performance; and Quality of Life. Results: The average age of the adolescents with AS was 17,00±2,55 years, with male gender predominance (60%). School Performance: The number of school failure was higher, on average, in the cases’ group (cases: 0,80±0,18, controls: 0,28±0,57); the student selfperception was lower, on average, in the adolescents with AS (cases: Suficient, 3,20±0,45, controls: Good, 3,88±0,75). Quality of Life: adolescents with AS, similarly to controls, showed a Good overall perception of QOL (cases: 4,00±0,00, controls: 4,02±0,62) and they were Satisfied with their overall perception of health (cases: 4,40±0,89, controls: 4,14±0,90). Conclusion: Adolescents with AS didn´t show a significant impairment in their overall QOL. However, they showed a higher rate of school´s failure, and they were classified, as students, in a lower category, when compared to the group of controls.porSíndrome de AspergerSíndrome de Asperger - Adolescentes - Qualidade de vidaSíndrome de Asperger - Adolescentes - Rendimento escolarSíndrome de Asperger: qualidade de vida e rendimento escolar na adolescênciamaster thesis