Couto, Alcino PintoAlves, Maria do CéuMatos, António Fernandes deCarvalho, Pedro Guedes de2010-04-282010-04-282005http://hdl.handle.net/10400.6/565Este trabalho pretende contribuir para uma maior clarificação e compreensão das razões que levam as universidades a comprometerem-se com desenvolvimento sustentável e o modo como incorporam nas suas missões, na sua organização e nas suas actividades os princípios da sustentabilidade. Observa-se um reconhecimento crescente de que o desenvolvimento sustentável constitui a força determinante da transformação da universidade no século XXI. As evidências, apesar de revelarem uma multiplicidade de trajectórias e diferentes graus de envolvimento quanto à incorporação da sustentabilidade na cultura, funções, estruturas e práticas das instituições académicas, sugerem que o ambiente é a componente do desenvolvimento mais assimilada e que o percurso para a sustentabilidade é longo, reflectindo o estado de infância das artes e da experiência organizacional acumulada.Desenvolvimento sustentávelUniversidadeParcerias - SustentabilidadeEstratégias - PráticasUniversidade na Transição para a Sustentabilidade: Tendências, estratégias e práticas.journal article