Madeira, Maria José AguilarFarromba, Pedro Miguel Santos2015-01-282015-01-2820122012http://hdl.handle.net/10400.6/2941O mundo mudou e tende a mudar todos os dias. A cada dia, a cada hora tudo se altera e novas formas de ver o mundo aparecem e alteram as realidades antes imutáveis que vivemos diariamente. Face ao atual cenário de grande concorrência e de enorme competitividade os empresários têm um e, provavelmente, apenas um caminho: inovar. A inovação, para além da vontade dos empresários, tem custos e necessita, muitas vezes, de alterações na própria estrutura da empresa de modo a torna-la suficientemente flexível para acolher as mudanças que devem ser impostas. Esta capacidade de inovar pode ter varias origens, pode ser interna à empresa, com a criação de núcleos de investigação e desenvolvimento (I&D), pode ser externa à empresa, pode vir da aquisição de equipamentos ou conhecimentos externos, pode vir da formação, do marketing, entre outros. Saber em que medida os apoios públicos locais e regionais, estatais e europeus influenciam a cooperação no âmbito da inovação é um dos objetivo que este trabalho pretende alcançar, percebendo aquilo que tem vindo a ser feito mas também deixando ideias para aquilo que se pode vir a fazer. Paralelamente é também propósito desta investigação analisar a influência dos investimentos em atividades de inovação na cooperação empresarial. Depois de formuladas as hipóteses, recorreu-se à base de dados resultante do Inquérito Comunitário à Inovação – CIS 2008 (Community Innovation Survey). A amostra é criada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e o processo é realizado pelo Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (GPEARI/MCTES), com a supervisão do EUROSTAT. Aplicado o método da regressão logística constata-se que os resultados obtidos mostram que as variáveis integrantes nas atividades de inovação e I&D influenciam a propensão para as empresas cooperarem no âmbito da inovação. Os resultados, também, permitem constatar que existe uma significativa influência do apoio financeiro público nas atividades de cooperação no âmbito da inovação, isto é, existe uma forte relação entre as políticas públicas e a forma como as empresas se relacionam entre si, com os seus clientes e fornecedores e com consultores, universidades, laboratórios e centros de investigação.The world has changed and tends to change every single day. Each day, at each hour, everything changes and new ways of looking at the world emerge and change realities formerly immutable. Facing the current context of major competition and competitiveness, firms have one and, probably, just one choice: innovation. Innovation, more than just entrepreneurs will, has costs and, many times, requires transformations inside firm’s structures aiming to achieve flexibility to foster the required change. This ability to innovate may have many origins, it can be internal to one firm, it can be provided by the acquisition of new equipment or from external knowledge, it can be provided by training, marketing actions, among others. To learn on the extension of how local and regional, national and European public support can influence cooperation for innovation is one of the goals this paper intends to achieve, understanding what has been being done but also providing a few ideas on what more can be done. At the same time, this investigation aims to analyze how the investments in innovation activities influence cooperation among firms. After defined the hypothesis, the data base resulted from CIS-2008 – Community Innovation Survey was used. The sample is created by the National Institute for Statistic – INE (Instituto Nacional de Estatística) and the process is developed by the Office for Planning, Strategy, Evaluation and International Relations of the Science, Technology and Higher Education Ministry (GPEARI/MCTES), with the supervision of EUROSTAT. Using the logistic regression method it was verified that the results achieved show that variables integrated in R&D and innovation activities have influence in firm’s propensity for cooperation in the context of innovation. The results allow, also, to verify a significative influence of the public funding in the cooperation activities for innovation, i.e, a strong relation between public policies and the way firms relate with each other, with its customers and providers, and with advisers, universities, laboratories and research centers is clearly perceived.porEmpreendedorismo - Criação de empresasCriação de empresas - CooperaçãoCriação de empresas - Apoio financeiro públicoCriação de empresas - InovaçãoInfluência dos Investimentos em Atividades de Inovação e do Apoio Financeiro Público na Cooperação no Âmbito da Inovação: Evidências Empíricas nas Empresas Portuguesasmaster thesis