Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesGomes, Inês Alessandra da Cunha2018-12-142018-12-142017-11-182017-10-3http://hdl.handle.net/10400.6/6625Popular e lucrativa, a produção de conteúdos na área da Moda para Redes Sociais é uma das profissões mais procuradas do momento. Qual o passo seguinte na evolução de uma área tão saturada, mas simultaneamente cheia de potencialidades? The Insomnia Project é um projeto focado na realização e produção de Fashion Films e na partilha de conteúdos de Moda, arte e lifestyle nas Redes Sociais, que pretende mostrar como este tipo de formato pode ser o próximo fator de diferenciação neste campo. Para o desenvolvimento deste projeto foram analisados casos de sucesso tanto no segmento das Redes Sociais como na produção de Fashion Films, e estudado conteúdo científico e mediático acerca dos conceitos basilares: Moda, Branding, Redes Sociais e Vídeo. A Pesquisa Qualitativa é o primeiro tipo de Metodologia escolhido e ganha forma através da Análise Documental, principalmente de origem online, e do Estudo de Casos Comparativos. A Metodologia é completada com um Método Interventivo graças à criação da Marca que incorpora os pressupostos estudados. Chegamos a resultados que comprovam como as Redes Sociais continuam e continuaram a servir eficazmente o segmento da Moda e como cada vez mais os Fashion Films respondem às necessidades do mercado e consumidores atuais.Popular and profitable, the production of fashion content on social media is one of the most wanted careers of the moment. What is the next step of evolution to this saturated but full of potential field? The Insomnia Project is an initiative focused on the execution and production of fashion films and on sharing fashion, art and lifestyle content on social media, that aims to prove that this format is the new way to draw the attention on this area. For the development of this project, success cases on social media and fashion films fields will be analyzed and, it will also be studied scientific and media content about the fundamental terms: Fashion, Branding, Social Media and Video. The first Methodology category is Qualitative Research and it takes shape through Documental Analysis, mostly gathered from an online context, and through Comparative Case Studies. The Methodology is complemented with an Interventional Method thanks to the creation of a Brand that embodies all the studied points. We came to the conclusion that Social Media serve and will continually respond effectively to the Fashion segment and that, more and more, Fashion Films satisfy the current market and consumer’s needs.porConteúdo.Fashion FilmsInstagramRedes SociaisVídeoYoutubeThe Insomnia Project Contributos sobre o papel dos Fashion Films na comunicação de Modamaster thesis202060560