Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidaCardoso, Vanda Maria Pattrício2014-06-022014-06-022009-06http://hdl.handle.net/10400.6/1755Todos os dias vivemos momentos de mudança, somos confrontados com uma heterogeneidade cada vez mais intensa de alunos, o que obriga o professor e ao professor estagiário ou ao orientador de estágio, a uma constante reformulação de estratégias a implementar na sua actividade profissional. Surge assim a necessidade de um trabalho colaborativo entre todos os intervenientes, no sentido de nos adaptarmos às novas exigências do mundo pós-moderno, e surge assim, a necessidade da formação inicial ou contínua de professores.Vivimos tiempos de cambio y somos confrontados a diario con una población de alumnos cada vez más heterogénea en las escuelas, lo que obliga al profesor y al profesor principiante o al formador de profesores a una reformulación constante de las estrategias a implementar en su labor profesional. De esta manera surge la necesidad de poner en marcha un trabajo en equipo de todos los profesores, tan necesario para hacer frente a las transformaciones y exigencias del mundo posmoderno, y surge así la necesidad de la formación inicial o continua del profesorado.porSupervisão pedagógicaFormação de professoresPrática pedagógicaCenários de prática pedagógica: observação e reflexão como construção de saberesmaster thesis