Santos, Fernando Manuel Bigares CharruaLima, Tânia Daniela Felgueiras de MirandaSilva, Mariana Cunha da2020-03-202020-03-202018-07-172018-06-14http://hdl.handle.net/10400.6/10171Atualmente as indústrias têm procurado aumentar a produtividade e a competitividade. Para obter ganhos em eficiência estão a ser incorporadas novas tecnologias de informação, comunicação e automação nos processos industriais. Esta mudança caracteriza uma nova estratégia para a indústria que surgiu na Alemanha designada por Indústria 4.0. O aumento da complexidade técnica e organizacional dos processos industriais associados ao desenvolvimento das novas tecnologias irão gerar desafios que não se limitam apenas ao investimento financeiro, mas também estão relacionados com a disponibilidade de recursos humanos qualificados em todos os níveis organizacionais, capazes de lidar com a crescente complexidade dos futuros sistemas de produção. Com o avanço tecnológico, os trabalhadores experimentarão uma complexidade cada vez maior das suas tarefas diárias, necessitarão de ser altamente flexíveis e demonstrar capacidade de adaptação a ambientes de trabalho muito dinâmicos. À medida que a complexidade interna dos sistemas de produção cresce, as estratégias adequadas de qualificação da força de trabalho são necessárias. Este trabalho tem como objetivo explorar quais as capacidades cognitivas, as competências e as habilidades que o trabalhador precisará de possuir, combinando esta discussão com aspectos do interface homem-máquina e da robótica no novo cenário de organização dos postos de trabalho. Através de uma revisão bibliográfica, a capacidade cognitiva, as competências do trabalhador e a organização dos postos de trabalho da Indústria 4.0 são examinados a fim de definir o seu estado da arte e explorar a temática através da ênfase nas competências humanas neste novo contexto.Currently, industries are looking to increase productivity and competitivity. In order to get more efficiency, advanced information and communication technologies and automation of the processes are being employed, which characterizes a new scenario that started in Germany called Industry 4.0. The ongoing growth of the technical and organizational complexity of industrial processes, associated with the development of new technologies, will generate challenges that are not only limited to financial investment, but are also related to the availability of qualified people in all organizational levels capable of dealing with the increasing complexity of the future production systems. With the technological advancements, workers will experience an increasing complexity of their daily tasks, they will need to be highly flexible and demonstrate ability to adapt to very dynamic work environments. As the internal complexity of the production systems grows, appropriate workforce qualification strategies are needed. This work aims at exploring the cognitive capacities, skills and abilities that the worker will need to have, combining this discussion with the human-machine interface and the aspects of robotics in the new scenario of the new work stations organization. Through a literature review, the cognitive capacities, the skills of the workers and the work stations organization of Industry 4.0 are reviewed in order to define its state of the art and to explore the theme through the emphasis on human abilities in this new context.porCapacidade CognitivaCompetênciasIndústria 4.0Interface Homem-MáquinaRobôs ColaborativosO Novo Perfil de Trabalhadores para a Indústria 4.0: Exigências Cognitivas e OrganizacionaisEstudo Exploratóriomaster thesis202354890