Reis, Bruno Miguel Carriço dosPinheiro, Jéssica Ronton2020-12-102020-12-102020-07-202020-06-29http://hdl.handle.net/10400.6/10612A Comunicação no ambiente digital dos estúdios de videojogos brasileiro é o enfoque central desta dissertação, a pertinência da temática reside no potencial de crescimento do setor, bem como no baixo número de estudos que correlacionem a comunicação digital e os estúdios no Brasil. Sob esta perspectiva, fez-se um estudo sobre as ferramentas de comunicação utilizadas pela indústria, como também as práticas de marketing, publicidade e relações públicas, com o intuito de investigar qual o nível de compreensão e de empregabilidade destas ferramentas no cotidiano por parte destas empresas para a construção da comunicação junto aos seus públicos. Também buscouse compreender os elementos envolvidos na elaboração da Arquitetura da Informação e o impacto do mesmo nas organizações. Realizou-se uma análise de conteúdo com um grupo de estúdios brasileiros, foram selecionados uma amostra com cinco empresas do setor, o número reduzido se deu para conseguir analisar de modo mais aprofundado as múltiplas redes sociais utilizadas pelas organizações. O objetivo do trabalho foi o de verificar as estratégias e a construção das marcas de games no país perante seus públicos no ambiente online. Buscando verificar as práticas e como se posicionam as empresas no cenário nacional. Após o desenvolvimento e análise da pesquisa, identificou-se diversos pontos fracos no desenvolvimento comunicacional dos estúdios de videojogos brasileiros, devido a não utilização de estratégias de marketing e publicidade nos canais oficiais dos estúdios. Bem como a não criação de conteúdo e atualizações das redes sociais e também algumas barreiras que precisam ser transpostas pelos estúdios para conseguir desenvolver uma comunicação eficiente e objetiva.Communication in the digital space by Brazilian video game studios is the main focus of this dissertation, the relevance of the subject matter resides in the potential for growth in the sector, as well as the low number of other studies correlating digital communication and the performance of game studios in Brazil. Under this perspective a study was conducted about the communication tools used by the industry, as well as their marketing practices, publicity and public relations, with the intent of investigating the level of understanding and employability of these practices in the everyday operation of these companies to construct their communication with the public. A content analysis was made with a group of Brazilian studios, a sample of five companies in the sector was selected, a reduced number was selected to allow for a more in-depth analysis of the multiple social networks used by the organizations. The objective of the study was to verify the strategies and the construction of gaming brands in the country before their public in a non-line environment. Seeking to verify their practices and the positioning of the companies in the national landscape. After the development and the analysis of the research, several weak spots were identified in the communicational development of the Brazilian video game studios, due to lack of utilization of marketing and publicity strategies in their official channels. As well as not creating up to date content in their social networks and also some barriers that need to be overcome by the studios for effective and objective communication.porRedes SociaisArquitetura de InformaçãoComunicação DigitalEstúdios de Videojogos BrasileirosA comunicação digital nos estúdios de jogos brasileirosUma análise da sua presença virtual e o impacto para as organizaçõesmaster thesis202546799