Ferraz, Ricardo Manuel PiresRodrigues, Ana Maria Gonçalves Afonso Farinha2023-11-152024-06-292023-07-202023-06-30http://hdl.handle.net/10400.6/13657No âmbito do mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário, foi realizado um estágio pedagógico que pretendeu aprofundar e desenvolver os conhecimentos e competências em contexto profissional supervisionado, na área da docência. O estágio decorreu na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, na Covilhã, ao longo de um ano letivo, o que correspondeu a 10 meses, com uma duração de cerca de 20 tempos por semana, sendo 15 correspondentes à lecionação e observação de aulas, e os restantes ocupados com todas as atividades desenvolvidas e acompanhadas ao longo do ano letivo. No decorrer do estágio foi possível lecionar aulas a diferentes ciclos de ensino e acompanhar todo o trabalho decorrente da docência. O presente relatório reflete as aprendizagens realizadas ao longo do estágio, tanto ao nível do trabalho como docente, como ao nível das capacidades científicas de pesquisa, leitura e reflexão crítica sobre os conteúdos teóricos. No segundo capítulo do relatório, foi elaborado um estudo com o objetivo de analisar a correlação entre o desempenho tático e a aptidão física em alunos do secundário, durante 6 semanas de lecionação de uma unidade didática de basquetebol. Os resultados obtidos não foram conclusivos, e muitos não se demonstraram estatisticamente significativos. Vários são os possíveis fatores para tal ocorrência, uma vez que, em contexto escolar são inúmeros os aspetos de difícil controlo. Assim sendo, urge a existência de mais estudos, neste âmbito, em contexto escolar.As part of the master's degree in Physical Education Teaching, in Basic and Secondary Education, a pedagogical internship was carried out with the aim of deepening and developing knowledge and skills in a supervised professional context, in the area of teaching. The internship took place at Escola Secundária Frei Heitor Pinto, in Covilhã, over the course of a school year, which corresponded to 10 months, with a duration of about 20 periods per week, 15 corresponding to teaching and observation of classes, and the remaining time with all the activities developed and monitored throughout the school year. During the internship, it was possible to teach classes at different teaching cycles and monitor all the work resulting from teaching. This report reflects the learning carried out during the internship, both in terms of work and teaching, as well as in terms of scientific research capabilities, reading and critical reflection on theoretical content. In the second chapter of the report, a study was elaborated in a school context, with the objective of analyzing the correlation between tactical performance and physical fitness on secondary school students, during 6 weeks of teaching basketball. The results obtained were not conclusive, and many were not statistically significant. There are several possible factors for such an occurrence, since, in a school context, there are countless aspects that are difficult to control. Therefore, there is an urgent need for further studies in this context, in a school context.porAptidão FísicaEducação FísicaEstágio PedagógicoPerformance de JogoCorrelação entre desempenho tático e aptidão física no âmbito da lecionação de uma Unidade Didática de BasquetebolRelatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Frei Heitor Pintomaster thesis203386558