Matias, Cláudia Sofia MartinsSantana, Amanda da Penha2024-12-032024-12-032024-07-082024-06-11http://hdl.handle.net/10400.6/14887Esta dissertação investiga as estratégias de marketing internacional da plataforma de streaming Globoplay face à pandemia mundial, tendo em conta a internacionalização da empresa para o mercado português durante o período pandémico. Por meio da revisão de literatura, são explorados diversos aspetos relevantes, incluindo uma breve história da indústria televisiva no Brasil e em Portugal, a globalização e a internacionalização das empresas televisivas, além do surgimento das plataformas de streaming. Este estudo também investiga a evolução do marketing em eras, conforme delineado por Philip Kotler, a transição para o marketing 5.0 e o marketing internacional. O impacto da pandemia na indústria do entretenimento audiovisual também é analisado através de alguns pontos, como as alterações e as adaptações necessárias para o enfrentamento da crise sanitária. Para realizar esta investigação, utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa de estudo de caso, com uma entrevista semiestruturada realizada com o coordenador de marketing internacional da Globoplay. Além disso, foram utilizadas outras técnicas de recolha de dados, tais como a pesquisa documental. Os resultados apontaram significativas alterações nas estratégias de marketing internacional da empresa, como a redução das ações presenciais, um maior foco no consumidor, a identificação da necessidade de planeamento, o aumento significativo no investimento em tecnologia e a utilização de novas estratégias de marketing, características do Marketing 5.0, como o Marketing Preditivo e o Marketing Ágil. Assim, este estudo confirmou que as estratégias da empresa estavam alinhadas com a nova era do marketing 5.0. As limitações desta pesquisa incluem uma amostra restrita de entrevistado e a ausência de comparação com outras empresas do setor. Pesquisas futuras poderiam explorar a perceção e satisfação dos consumidores internacionais relativamente as estratégias de marketing a fim de oferecer uma compreensão mais profunda da sua receção pelo público-alvo.This dissertation investigates the international marketing strategies of the streaming platform Globoplay due of the global pandemic, taking into account the company's internationalization to the Portuguese market during the pandemic period. Through a literature review, some relevant aspects are explored, including a brief history of the television industry in Brazil and Portugal, the globalization and internationalization of television companies, and the emergence of streaming platforms. This study also investigates the evolution of marketing through different eras, as outlined by Philip Kotler, including international marketing and the transition to Marketing 5.0. The impact of the pandemic on the audiovisual entertainment industry is also analyzed through several points, such as the changes and adaptations necessary to face the health crisis. To conduct this investigation, a qualitative case study methodological approach was used, with a semi-structured interview conducted with the international marketing coordinator of Globoplay. Additionally, other data collection techniques were employed, such as documentary research. The results indicated significant changes in the company's international marketing strategies, such as the reduction of in-person activities, a greater focus on the consumer, the identification of the need for planning, a significant increase in investment in technology, and the adoption of new marketing strategies characteristic of Marketing 5.0, such as Predictive and Agile Marketing. Thus, this study confirmed that the company's strategies were aligned with the new era of Marketing 5.0. The limitations of this research include a restricted sample of interviewees and the absence of comparisons with other companies in the sector. Future research could explore the perception and satisfaction of international consumers regarding marketing strategies to offer a deeper understanding of their reception by the target audience.porGloboplayMarketing 5.0Marketing InternacionalPandemia Covid-19StreamingEstratégias de Marketing Internacional Face À Pandemia Mundial: Uma Análise da Plataforma de Streaming Globoplaymaster thesis203738179