Martins, Júlio Manuel CardosoO´Hara, Kelly de Lemos SerranoEsteves, Vera Lúcia da Silva2018-08-312018-08-312015-7-142015-6-8http://hdl.handle.net/10400.6/5992Capítulo 1 O relatório a seguir descrito refere-se ao estágio curricular do último ano do Mestrado na Universidade da Beira Interior e que tem como objetivo principal descrever o trabalho realizado ao longo do período de estágio na instituição de acolhimento que, neste caso, foi o Agrupamento de Escolas Amato Lusitano. O estágio levado a cabo teve como principal objetivo lecionar aulas a diferentes populações alvo como, por exemplo, alunos do 11º ano e alunos do 12º ano. Este relatório encontra-se dividido em seis secções, sendo a primeira uma breve introdução seguida pelos objetivos, tanto do professor estagiário como da escola de acolhimento; posteriormente, na terceira secção podemos observar uma caracterização da escola e também dos alunos a quem foi lecionado aulas de Educação Física, um ponto referente a todos os recursos utilizados e disponíveis e outro referente ao trabalho realizado na direção de turma e desporto escolar; na secção quatro é realizada uma reflexão, sendo a secção cinco as considerações finais e a secção seis a bibliografia. Capítulo 2 O objetivo deste estudo foi perceber a motivação e os motivos que levam os alunos a não praticar Desporto Escolar. A amostra, composta por 524 alunos de ambos os géneros, inscritos do 5º ao 9º ano de escolaridade e pertencentes ao Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, foi dividida em três grupos distintos: os que participam no desporto escolar, os que já participaram e agora não participam e os que nunca participaram. A recolha da informação far-se-á através de questionários já validados – Questionário da motivação para a participação desportiva, Questionário de razões para o abandono do desporto escolar, Questionário de orientação desportiva e o Questionário de razões para a não prática do desporto escolar. No que se refere aos principais motivos sobre a não prática desportiva, os resultados evidenciam a “falta de tempo” e a “oferta escolar não ir ao encontro aos seus interesses”. As principais razões para a prática do Desporto escolar foram o “gosto pela modalidade” e a “melhoria da aparência e aptidão física”. Relativamente aos motivos para o abandono do Desporto Escolar, os sujeitos salientam maioritariamente a “falta de tempo”, a “atribuição de maior importância ao estudo que à prática desportiva” e a “oferta desportiva da escola não estava adequada aos alunos”. Em suma e perante os dados recolhidos, percebeu-se quais as modalidades favoritas dos alunos e desta forma permite que num futuro próximo haja uma oferta escolar que vá ao encontro dos interesses dos alunos, fazendo com que haja uma maior aderência dos alunos para a prática do Desporto Escolar.Chapter 1 The report described below refers to the traineeship the last year of the Master at the University of Beira Interior and whose main objective to describe the work done during the probationary period at the host institution, in this case, was the Agrupamento de Escolas Amato Lusitano. The cable led stage aimed to teach lessons to different target populations such as, for example, students of the 11th grade and 12th grade students. This report is divided into six sections, the first being a brief introduction followed by the objectives of both the trainee teacher and the host school; later, in the third section we can see a characterization of the school and the students who were taught physical education classes, a point concerning all the used and available resources and another for the work done in the direction of class and school sports; in four section reflection is performed, the section five final considerations and section six is the literature. Chapter 2 The objective of this study was to understand the motivation and the reasons why students do not practice Sports School. The sample, consisting of 524 students of both genders, enrolled in the 5th to 9th grade and belonging to the Group of Schools Amato Lusitano, was divided into three distinct groups: those who participate in school sports, those who have participated and not now participate and those who have never participated. The collection of far-it will information through questionnaires already validated - Questionnaire of motivation for sport participation, Questionnaire reasons for the abandonment of school sports, sporty orientation Questionnaire and the Questionnaire of reasons for not practically of school sports. With regard to the main reasons on non-sport, the results showed a "lack of time" and the "school provision not to meet their interests." The main reasons for the practice of Sport school were the "love of sport" and to "improve the appearance and physical fitness." With regard to the reasons for abandoning the Sports School, subjects mainly emphasized the "lack of time", the "special importance to the study of sport" and "sport offer at the school was not suitable students." In short, and before the data collected, it was noticed that the favorite modes of students and thus allows in the near future there is a school supply that meets the interests of students, so that there is greater adherence of students to practice the School Sports.porAealEducação FísicaEnsinoEstágio CurricularUbiRelatório de Estágio PedagógicoAgrupamento de Escolas Amato Lusitanomaster thesis201646706