Barriga, Antónia do Carmo AnjinhoSerra, Nuno Manuel2014-12-052014-12-0520102010http://hdl.handle.net/10400.6/2762Nesta dissertação pretendeu-se realizar uma interpretação das representações dos alunos do ensino profissional sobre o papel da escola nos seus percursos biográficos, identificando as formas como a operacionalização de uma política educativa pode resultar na inversão de vectores de exclusão, criados a partir da marginalização em relação ao sistema educativo. Neste sentido procurou-se ir Para além das imagens da educação e das políticas educativas, conhecendo e compreendendo processos da experiência humana, responsáveis pela construção de representações sociais sobre a escola, que têm uma relação directa com as práticas sociais. As representações dos alunos são compostas por um conteúdo que estabelece um confronto entre informações, imagens e atitudes sobre experiências passadas, presentes e ambicionadas. A frequência do ensino profissional e da escola onde foi desenvolvido o estudo de caso, são reconhecidas como forças no sentido da integração cognitiva do objecto representado no sistema de pensamento preexistente que, uma vez disseminada pelas suas virtualidades, pode facilitar o enraizamento social da representação, fortalecendo-as como opções contra a exclusão em muitos percursos biográficos e escolas.In this essay it was intended to do an interpretation of the vocational students’ representations about the school’s role in their biographical way recognizing the ways how the execution of an educational politics may result in the vectors of exclusion reversal, created from the segregation towards the educational system. So, it was intended to go Para além das imagens da educação e das políticas educativas, knowing and understanding processes of the human experience, responsible for the construction of social representations about school, which have a direct relation with the social performance. The students’ representations are composed by a content which establishes a confrontation between information, images and postures about the past, present and desired experiences. The frequency of the vocational education and of the school where the study case was developed, are recognized as strengths in the cognitive integration of the object represented in the pre-existent system of thinking, that once spread by its virtualities, may facilitate the social rooting of representation, fortifying them as options against segregation in many biographical ways and schools.Dans cette dissertation on a prétendu réaliser une interprétation des représentations des élèves de l’enseignement professionnel sur le rôle de l’école dans ses parcours biographiques, identifiant les formes comme l’opérationnalisation d’une politique éducative peut résulter en l’inversion des vecteurs de l’exclusion, créés à partir de la marginalisation en rapport au système éducatif. Dans ce sens on a essayé d’aller Para além das imagens da educação e das políticas educativas, connaissant et comprenant les procès de l’expérience humaine, responsables par la construction de représentations sociales sur l’école qui ont un rapport direct sur les pratiques sociales. Les représentations des élèves sont composées par un contenu qui établi une confrontation ente informations, images et attitudes sur les expériences passées, présentes et ambitionnées. La fréquence de l’enseignement professionnel et de l’école où a été développée cette étude de cas sont reconnus comme des forces dans le sens de l’intégration cognitive de l’objet représenté dans le système de pensée préexistant qui, une fois disséminé par ses virtualités, peut faciliter l’enracinement social de la représentation, les fortifiant comme options contre l’exclusion dans beaucoup de parcours biographiques et écoles.porEnsino profissionalPolíticas educativasPara além das imagens da educação e das políticas educativasRepresentações dos alunos do ensino profissional sobre o papel da escola nos seus percursos biográficosmaster thesis