Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosRibeiro, Ana Sofia da Cruz Pereira2015-05-282015-05-2820082008http://hdl.handle.net/10400.6/3394Os diferentes agentes educativos já se deram conta da problemática do erro ortográfico, mas nenhuma investigação se fez no nosso país com o intuito de entender as causas justificativas de tal facto. As dificuldades na escrita são sinalizadas e geralmente atribuídas às crianças no início da escolaridade, devido a problemas inerentes ao comportamento, estruturas neurológicas, competências cognitivas e psicológicas. O processo de escrita é fundamental para o desenvolvimento de uma pedagogia da escrita. Este processo engloba vários sub-processos: a planificação, a redacção e a revisão. A planificação é mobilizada para estabelecer objectivos e antecipar efeitos, para gerar e seleccionar conteúdos, para organizar a informação em ligação à estrutura do texto e para programar o próprio desenrolar da tarefa. A redacção ou textualização tem a ver com a redacção propriamente dita, ou seja, com o aparecimento das expressões linguísticas que, agrupadas em frases e parágrafos, formarão o texto. A última etapa abarca a avaliação e a revisão, devendo apelar à consciência metalinguística do aluno. [...]porLíngua materna - Aprendizagem da escritaLíngua materna - OralidadeCompetência linguística - ErroCompetência ortográfica - Erro ortográficoTipologias de desvios e competências linguísticasmaster thesis