Luís, Carla Sofia Gomes XavierEsteves, Nicole Quintela2015-05-112015-05-1120112011-06http://hdl.handle.net/10400.6/3329A primeira parte da presente dissertação assenta numa análise comparativa entre o estudo do nome/substantivio na língua portuguesa e na língua castelhana. Em concreto, realizámos uma viagem por diferenciadas obras de certos especialistas, a fim de abordarmos a definição, a função e a forma do substantivo no âmbito dos dois idiomas. Posteriormente, apontaram-se as semelhanças e diferenças mais relevantes no âmbito do ensino-aprendizagem da mencionada classe de palavras. De seguida, elaborámos uma reflexão sobre as considerações teóricas, bem como sobre os exercícios propostos pelos manuais Plural e Espanhol 1 e, nessa sequência, sugerimos algumas actividades alternativas. A segunda parte deste trabalho é composta pela caracterização da Escola Secundária Campos Melo, onde leccionámos algumas aulas referentes às disciplinas de Língua Portuguesa e de Espanhol.porLíngua portuguesa - Língua castelhana - Substantivo - Análise comparativaLíngua portuguesa - Língua castelhana - Ensino-aprendizagemReflexões em torno do nome-substantivo e do estágio pedagógico: os casos português e espanholmaster thesis