Ferreira, Joana Casteleiro Alves PitrezBarbas, Mariana dos Santos2025-04-072025-04-072024-12http://hdl.handle.net/10400.6/18810O álbum ilustrado, caracterizado pela relação simbiótica texto, ilustração e suporte, tem adquirido, ao longo dos anos, um papel relevante em contexto nacional e internacional. Essa relevância deve-se à qualidade das editoras independentes, à participação em feiras internacionais, à criação de concursos e prémios específicos e à tríade que o caracteriza. Com o objetivo de compreender a importância do design editorial no desenvolvimento do álbum ilustrado, foram analisados elementos como capas, lombadas, guardas, fichas técnicas, folhas de rosto e tipografia. A investigação procurou identificar como esses elementos são concebidos e executados, avaliando as diferenças significativas resultantes da participação de um designer no processo. Além disso, o estudo reflete sobre a prática projetual do álbum ilustrado, destacando a relevância do design na criação e expressividade desse objeto. Metodologicamente, elaborou-se um levantamento teórico, seguido de uma investigação ativa, onde se analisaram estudos de caso, se elaboraram entrevistas semiestruturadas e se desenvolveu um protótipo. O protótipo, de nome O Primeiro Barco, pretendeu explorar e refletir a prática projetual no domínio do design editorial, investindo na ilustração, na composição tipográfica e na materialidade. Os resultados da análise dos estudos de caso sugerem que a participação de um designer no processo de desenvolvimento do álbum ilustrado não introduz diferenças significativas. Todavia, o design editorial desempenha um papel crucial na criação e expressividade do formato analisado, mesmo que, nos estudos de caso, essas áreas sejam trabalhadas de maneira relativamente contida. Verificou-se que o design e a ilustração são desenvolvidos de forma simultânea pelos profissionais, que encaram a prática colaborativa como um procedimento benéfico à elaboração do álbum ilustrado. O protótipo evidenciou a importância do design editorial, destacando a necessidade da aplicação de uma metodologia de design que permita refletir criteriosamente acerca de cada constituinte. Acreditamos que um maior investimento no design propicia o surgimento de soluções mais criativas, expressivas e adequadas à narrativa e que o papel do designer é, neste formato, uma mais-valia.The picturebook, characterized by the symbiotic relationship between text, illustration and support, has acquired, over the years, a relevant role in a national and international context. This relevance is due to the quality of independent publishers, participation in international fairs, the creation of specific competitions and prizes and the triad that characterizes it. With the aim of understanding the importance of editorial design in the development of the picturebook, elements such as covers, spines, endpapers, technical sheets, title pages and typography were developed. The investigation identified how these elements are designed and executed, evaluating the important differences resulting from the participation of a designer in the process. Furthermore, the study reflects on the design practice of the picturebook, highlighting the relevance of design in the creation and expressiveness of this object. Methodologically, a theoretical survey was prepared, followed by an active investigation, where case studies were analyzed, semi-structured interviews were carried out and a prototype was developed. The prototype, called The First Boat, intended to explore and reflect design practice in the field of editorial design, investing in illustration, typographic composition and materiality. The results of the case study analysis suggest that the participation of a designer in the picture book development process does not present significant differences. However, editorial design plays a crucial role in the creation and expressiveness of the analyzed format, even if, in the case studies, these areas are worked on in a relatively contained way. It was found that design and illustration are developed simultaneously by professionals, who view collaborative practice as a beneficial procedure for preparing the illustrated album. The prototype highlighted the importance of editorial design, highlighting the need to apply a design methodology that allows careful reflection on each constituent. We believe that greater investment in design leads to the emergence of more creative, expressive and narrative-appropriate solutions and that the role of the designer is, in this format, an added value.porÁlbum Ilustrado PortuguêsDesign EditorialIlustraçãoMaterialidadePeritextosO Design Editorial no Álbum Ilustrado Português: Uma Abordagem Prática e Exploratóriamaster thesis203846028