Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosPoeta, Helena Pires Carreirinha2014-06-052014-06-052010-10http://hdl.handle.net/10400.6/1790Este trabalho surge como uma proposta de investigação sobre a estimulação e aquisição da linguagem na criança autista. Analisa, assim, as particularidades, singularidades e generalidades do processo de apropriação da linguagem na criança com espectro de autismo com síndrome de “asperger”. A metodologia deste trabalho teve como base a teoria do método Teacch, como forma de desenvolver a comunicação verbal e não verbal quanto à sua organização e utilização do sistema PECS, nas suas rotinas diárias e futuras aprendizagens. Numa tentativa de conhecermos em profundidade os aspectos relativos à linguagem da criança diferente, assume-se um posto de observação da linguística discursiva, com a prática do ensino estruturado na unidade de autismo. Assim, as actividades tornam-se significativas para a criança e em momento de interacção a criança vai entrando no campo da linguagem. Foi necessário entender em profundidade os aspectos alusivos à linguagem da criança autista. Como referência, utilizámos o índice de comprimento médio de palavras por enunciado (MLU), cujo cálculo psicolinguístico nos anuncia aspectos pragmáticos da linguagem. Tudo foi feito em conformidade com a prática educativa do sistema teacch em conjunto com método MLU. Para o efeito, desenvolvemos actividades relacionadas com o método utilizado alicerçadas num diálogo entre a professora de educação especial e da criança para em seguida analisar e avaliar. A criança estudada, inicialmente apresentava uma fala quase inexistente, sendo esta maioritariamente ecolálica, existindo uma falta de interacção e comportamentos desajustados. Com o decorrer do ano lectivo, percebemos que esses eram indícios de que a criança já estava na linguagem, e através da interacção com a professora do ensino especial, tudo mudou, a sua postura diante do outro e da sua própria linguagem. Assim, ao termino da pesquisa, evidenciou-se que a criança estudada, colocou-se como individuo falante, constituído pela linguagem verbal e não verbal estimulando as duas paralelamente como forma de comunicar e comunicação.This study comes together as a proposal of investigation about the language stimulation and acquisition in an autistic child. Thus, it analyses the particularities, singularities and generalities of the process of language appropriation in a child with an autism spectrum with “asperger” syndrome. The methodology of this essay had its roots in a theory from the Teacch Method, as a way to develop verbal and non-verbal communication as far as the organization and use of the PECS system is concerned in their daily routines and future knowledgement. As an attempt in getting to know deeply the aspects of the language of a different child, we assume the position of an observer of the discursive linguistic, with the practice of a structured environment to teach in the autistic unit. Thus, the activities become significant for the child and when it comes to a moment of interaction, the child enters the language field. It was necessary to deeply understand the aspects elusive to the language of an autistic child. As a reference we used the index Mean Lenght of (MLU), which psycholinguistic calculation shows us pragmatic aspects of the language. Everything was done in conformity with the educational practice Teacch along with the MLU method. For that, we developed activities related to the method used having as basis a dialogue between the Special Education Teacher and the child to therefore analyze and evaluate. Initially, the observed child practically showed a non-verbal communication, being this in a majority ecolalic, existing a non-interaction and maladjusted behaviours. As the year went by, we realized that those were signs that the child started the language process, and through the interaction he Special Education Teacher, everything changed, the child’s attitude towards the other and towards his own language. Thus, in the end of the project, one could tell that the observed child became a communicative individual, stimulating the verbal and non-verbal language, promoting how to communicate and communication in general.porCriança autistaComunicação verbalAspergerAspectos neurológicosComunicação interactivaEstimular a linguagem em autistasmaster thesis