Beites, P. D.Branco, Maria LuísaCosta, Cecília2020-06-032020-06-032020-03http://hdl.handle.net/10400.6/10295O presente trabalho tem por objetivo analisar esquemas de demonstração em produções de alunos numa unidade curricular de álgebra linear do ensino superior. Concretamente, estudamos as representações de três alunos, e suas transformações, em tarefas que envolvem proposições de álgebra linear com valor lógico verdade, procurando aceder ao seu raciocínio matemático. As conclusões do estudo indicam que o nível de desempenho em matemática de um aluno pode não traduzir o nível de desempenho desse aluno na elaboração de demonstrações. Sugerem também uma possível ligação entre os conteúdos, e a experiência, associados ao primeiro contacto dos alunos com a demonstração e as representações por eles utilizadas nos esquemas de demonstração. As conclusões apontam ainda para os significados atribuídos pelos alunos a esquemas de demonstração não dedutivos. Em sentido lato, os resultados mostram a necessidade de intervenções na sala de aula, com base em investigação, de modo a gerar soluções para os desafios do ensino-aprendizagem da demonstração no ensino superior.porDemonstração em MatemáticaEsquemas de demonstraçãoRacíocinio matemáticoRepresentaçõesÁlgebra LinearEsquemas de demonstração para proposições de Álgebra Linear com valor lógico verdadejournal article10.12802/relime.20.2312