Pérez Pérez, NoémiDionísio, Sandra Patrícia Barroso Maricoto2018-09-032018-09-032015-11-62015-9-29http://hdl.handle.net/10400.6/6079Vivemos numa era digital, em que as novas tecnologias, os meios audiovisuais imperam na vida quotidiana e escolar dos alunos. No presente relatório refletiu-se sobre o modo como o uso do vídeo motiva para o desenvolvimento da compreensão oral. A escola adaptou-se a um variado conjunto de recursos tecnológicos representando, assim, um avanço na educação e no processo ensino aprendizagem. Os meios audiovisuais são recursos tecnológicos que têm uma grande importância no ensino de uma língua estrangeira, pois criam um ambiente motivador e aproximam os alunos à realidade, ao quotidiano. O vídeo destaca-se por combinar som e imagem e assegurar um contato mais real, genuíno entre a língua e cultura de uma língua estrangeira. A utilização do vídeo na aula de língua estrangeira, de Espanhol, pode ser um elemento motivador, mas se não for bem preparado e explorado pode tornar-se numa ferramenta que leva à desmotivação, à passividade dos alunos. Para que isto não aconteça, é necessário criar atividades e estratégias motivadoras que cativem os alunos e que permitam trabalhar o vídeo de forma proveitosa. Nas orientações programáticas, o vídeo é abordado como uma ferramenta essencial para trabalhar a compreensão oral. A compreensão oral é uma das habilidades mais trabalhadas numa aula de espanhol, língua estrangeira, pois permite, em primeiro lugar, verificar se o aluno compreende a mensagem que lhe é transmitida e praticar a língua facilitando a comunicação. Face à análise feita em sala de aula, no âmbito da prática pedagógica, verificou-se que o uso do vídeo motiva os alunos para a compreensão oral se este for adequado, bem preparado e explorado através de atividades e estratégias diversificadas. Considerou-se fundamental a prática pedagógica, visto que proporcionou um enriquecimento pessoal, novos conhecimentos e facilitou um conjunto de ferramentas de trabalho para a área do Espanhol.Vivimos en una era digital en que las nuevas tecnologías, los medios audiovisuales imperan en la vida cotidiana y escolar de los alumnos. En el presente informe se reflexionó sobre el modo como el uso del vídeo motiva para el desarrollo de la comprensión oral. La escuela se ha adaptado a un variado conjunto de recursos tecnológicos que representan, así, un avance en la educación y el proceso enseñanza y aprendizaje. Los medios audiovisuales son recursos tecnológicos con una gran importancia en la enseñanza de na lengua extranjera, ya que crían un ambiente motivador y acercan a los alumnos a la realidad, al día a día. El vídeo se destaca por combinar sonido e imagen y asegurar un contacto más real, genuino entre la lengua y cultura de una lengua extranjera. La utilización del vídeo en el aula de lengua extranjera, des español, puede ser un elemento motivador, pero si no fuere bien preparado y explotado, se puede transformar en una herramienta que lleva a la desmotivación, a la pasividad de los alumnos. Para que no suceda esto, es necesario crear actividades y estrategias motivadoras que cautiven los alumnos y permitan trabajar el vídeo de modo provechoso. En las orientaciones programáticas, el vídeo es abordado como una herramienta esencial para trabajar la comprensión oral. La comprensión oral es una de las destrezas más trabajadas en un aula de español, lengua extranjera, ya que permite, en primer lugar, verificar si el alumno comprende el mensaje que es transmitida y practicar la lengua facilitando la comunicación. En virtud del análisis hecha en la clase, en el ámbito de la práctica pedagógica, se verificó que el uso del vídeo motiva a los alumnos para la comprensión oral si fuere adecuado, bien preparado y explotado a través de actividades y estrategias diversificadas. Se consideró fundamental la práctica pedagógica, ya que proporcionó un enriquecimiento personal, nuevos conocimientos y facilitó un conjunto de herramientas de trabajo para el área de español.porCompreensão OralMeios AudiovisuaisMotivaçãoPrática PedagógicaTecnologias de Informação e ComunicaçãoVídeoO uso do vídeo como meio de motivação para a compreensão oralmaster thesis201643715