Pereira, Márcia Sofia Oliveira2014-01-292014-01-292012-10http://hdl.handle.net/10400.6/1576Relatório de Estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Refere-se a todas as atividades desenvolvidas na Prática de Ensino Supervisionada, iniciada em Setembro 2011, na Escola Secundária/3 Quinta das Palmeiras (Covilhã) compreendendo, ainda, um trabalho de Investigação “Arte Urbana. Um Recurso no Ensino” focalizando-se no 3º ciclo. Sob a orientação pedagógica do Dr. João Paulo Trigueiros, desenvolveram-se diferentes actividades lectivas em Educação Visual, numa turma do 7ºE. A disciplina foi leccionada de 20 de Setembro de 2011 a 12 de Junho de 2012. As Aulas Assistidas compreenderam um total de 62 aulas (31 blocos de 90 minutos), sendo distribuídas por 24 aulas no 1º período, 22 aulas no 2º período e 18 aulas no 3º período, sempre observadas pelo professor orientador cooperante. As unidades programáticas foram: Forma/Textura; A Ilustração (Comunicação Visual) e a Estrutura (Estruturas Bidimensionais e Tridimensionais). Promoveram-se diversas actividades extracurriculares, nomeadamente: exposições; participação num blog do núcleo de estágio; participação na semana da Leitura com a elaboração de blocos de notas e calendários para a biblioteca escolar na Semana da Leitura; organização da palestra “Arte Urbana e o Wool” com visita de estudo e elaboração de um mural; participação na comemoração dos 25 anos da Escola Secundária/3 Quinta das Palmeiras e semana “Artíris”. O relatório divide-se em quatro capítulos, conclusão, bibliografia e anexos. O capítulo I debruça-se na História do Ensino das Artes em Portugal - a Importância do Ensino Artístico. O Capítulo II, examina a metodologia e as práticas desenvolvidas no Estágio Pedagógico, assim como caracteriza e descreve a escola e a comunidade educativa onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. O Capítulo III dá a conhecer as várias actividades extra-curriculares desenvolvidas pela professora estagiária. O Capítulo IV refere-se ao trabalho de Investigação “Arte Urbana. Um Recurso no Ensino”, cujo tema nasce de uma necessidade de reflexão de como inserir a Arte Urbana no Ensino das Artes Visuais, no 3º ciclo, provocando a questão de investigação, que orienta este estudo - “Até que ponto a Arte Urbana pode ser considerada um recurso educativo para o Ensino das Artes Visuais, no 3º ciclo?” – obrigando a monitorizar se a escola a vê como “expressão de vandalismo” ou um importante veículo de exemplo de humanidade e, inclusive, de reflexão sobre a qualidade do ambiente urbano e implicando uma reflexão sobre todas as interessantes problemáticas que a Arte Urbana coloca desde o ponto de vista do criador e do fruidor. A Conclusão proporciona uma análise reflexiva de todo o trabalho desenvolvido, associada a sugestões futuras, eventualmente mais eficazes para o ensino-aprendizagem da Educação Visual. Finalizando, o presente relatório contém, em apêndices, todas as ferramentas desenvolvidas pela autora deste relatório no estágio pedagógico.porEducação visualArtes visuais - Ensino-aprendizagemArtes visuais - Arte urbana - Ensino-aprendizagemPrática de ensino supervisionada : arte urbana, um recurso no ensino, educação visual, 7º anomaster thesis