Elias, Herlander AlvesPereira, Samuel José dos Santos2014-01-282014-01-282012-10http://hdl.handle.net/10400.6/1568Esta dissertação está dividida em quatro grandes partes, a primeira tem como objetivo dar a conhecer o tema e as metodologias de estudo utilizadas, bem como a forma de seleção da amostra. A segunda parte, pretende estudar a tipografia em si, a sua evolução histórica e aspetos mais técnicos, tai como as famílias tipográficas, hierarquia e a legibilidade dos caracteres. A terceira parte é uma das mais importantes pois funciona como elo de ligação entre os temas de Tipografia e Publicidade, tornando mais fácil perceber como os ―tipos‖ são utilizados no meio publicitário. A quarta e última parte, não é mais do que o estudo em si, depois de recolhida a amostra, foram analisados os anúncios e posteriormente agrupados os resultados.This dissertation is divided into four parts, the first part presents the theme, methodologies used, and the sample selection process. The second part studies typography, its historical evolution, and its technical aspects, including typographic families, hierarchy of type‘s legibility and characters. The third and most important part connects the thematic of typography and advertising, and seeks to understand and explain the way typos are used in advertising. The fourth and final part is about the study itself. After the sample collection, all the press advertisements are analyzed.porComunicação estratégica - PublicidadePublicidade - Anúncio impressoTipografia - Anúncio impresso - Comunicação visualTipografia - Anúncio impresso - LegibilidadePublicidade - MarcaCaracteres que marcam: a influência da tipografia na publicidademaster thesis