Fael, Paulo Manuel OliveiraCosta, João Pedro Frances Silva2018-08-302018-08-302015-11-62015-10-5http://hdl.handle.net/10400.6/5911Os comboios pendulares vieram responder à necessidade de viagens de alta velocidade mantendo o conforto e segurança dos passageiros. Para diminuir o tempo de viagem, a solução encontrada foi inclinar a carruagem de modo a que os passageiros não sintam as curvas descritas pelo comboio a grandes velocidades. A principal vantagem é o facto de estes veículos não precisarem de linhas próprias para o fazer, ao invés utilizam linhas normais onde circulam outros comboios sem sistema pendular. Esta dissertação surge no âmbito de responder ao problema que existe atualmente nos autocarros citadinos. A suspensão que os autocarros possuem, embora amorteça e suavize os acidentes do pavimento, em curva faz com o veículo incline fazendo com que os passageiros sejam atirados para o lado de fora da curva. Através de um inquérito a passageiros de autocarros citadinos foi confirmado o problema e a necessidade de desenvolver um sistema que solucione o desconforto sentido pelos mesmos. Foi elaborado e testado computacionalmente um modelo físico simplificado de um autocarro que demonstrou que a implementação de um sistema de correção que anule o desconforto em curva é possível e necessária.Tilting trains came to address the need for high-speed travel while maintaining comfort and safety for the passengers. To decrease the travel time, the solution was to tilt the carriage, so that passengers do not feel the curves illustrated by train at high speeds. The main advantage is that these vehicles doesn’t need their own lines to do so; instead they use normal lines where other trains without this system also travel. This work comes in response to the problem that currently exists on the city buses. This problem is caused by the suspension that currently although they cushion pavement accidents they also cause the vehicle to tilt, causing the passengers to be thrown to the outside of the curve. Through a survey of the city buses, passengers confirmed the problem and the need to develop a system that addresses the discomfort felt by them. Was developed and tested computationally a simplified physical model of a bus, which showed that the implementation of a correction system like that could set aside the discomfort during cornering is possible and necessary.porAutocarros CitadinosComboios PendularesConfortoConforto Em CurvaSistema de CorreçãoSistema de SuspensãoSuspensões ativas em autocarros para melhoria do comportamento dinâmico e do conforto dos passageirosmaster thesis201641666