Lito, Pedro Filipe Roque MartinsTjeng, RicardoCruz, Ana Rita Leite2020-01-232020-01-232019-06-182019-05-09http://hdl.handle.net/10400.6/8677Introdução: O Suporte Básico de Vida consiste num conjunto de procedimentos que preconizam a forma como atuar perante uma vítima em paragem cardiorrespiratória. As manobras de reanimação cardiopulmonar são o pilar de sobrevivência em caso de paragem cardiorrespiratória. Aferiu-se que a dificuldade em realizar tais manobras resulta de falta de habilidade, confiança e medo de litígio. De forma a aumentar o número de pessoas que executam as manobras, deve investir-se na formação. As novas gerações correspondem a uma faixa etária de interesse, atendendo à facilidade de aprendizagem e a probabilidade de experienciarem uma situação de necessidade de prestação de socorro. Objetivos: Aferir o conhecimento dos estudantes da Universidade da Beira Interior em Suporte Básico de Vida. Analisar o seu interesse em obter formação e qual o melhor método. Analisar qual a relevância que atribuem à formação durante o ensino secundário. Método: Foi realizado um estudo observacional, através do desenvolvimento, aplicação e análise dos resultados de um questionário de autopreenchimento, aplicado entre janeiro e fevereiro de 2019. Resultados: Dos 427 estudantes da Universidade da Beira Interior, 57,6% já tinham realizado formação prévia de Suporte Básico de Vida, dos quais 98,4% afirmam ter confiança nos seus conhecimentos, ao contrário dos estudantes sem formação, dentro dos quais 70,2% referem ter poucos conhecimentos. Ao longo do inquérito, o grupo de estudantes com formação obteve melhores resultados que o grupo sem formação. Independentemente de formação anterior na área, 94,1% demonstraram interesse em realizar o curso gratuitamente e apenas 63,2% têm interesse em formação não gratuita, dentro dos quais 55,2% estariam dispostos a pagar até 20€. Do total de interessados em realizar o curso, 60,2% gostariam muito de ter aulas práticas, 28% aulas teóricas, 25,6% através de vídeos e 42% autoaprendizagem. 96,2% dos 427 inquiridos referem que gostariam de ter tido esta formação no ensino secundário e 98,3% considera que teria sido importante ter tido esta formação no ensino secundário. Conclusão: Os estudantes sem formação não têm capacidade para desempenhar a cadeia de sobrevivência. Os estudantes da Universidade da Beira Interior têm elevado interesse em realizar formação, independentemente do curso ou formações prévias. Há menos interesse em realizar formação se esta for paga. A tipologia que mais atrai os estudantes é a formação prática e gratuita. A formação em Suporte Básico de Vida é possível realizar-se nas escolas de Ensino Secundário. Por um lado, existe capacidade por parte dos professores em dar essa formação, e por outro, existe interesse dos alunos em recebê-la.Introduction: The Basic Life Support consists of a set of procedures that recommend how to act before a victim in cardiac arrest. Cardiopulmonary resuscitation maneuvers are the pillar of survival of a victim on cardiorespiratory arrest. It was noted that the difficulty in performing such maneuvers resulted from lack of skill, lack of confidence and fear of litigation. It should be invested in training in order to increase the number of people performing the maneuvers. The young people correspond to an age group of interest because the adults with whom they live may be at risk of cardiorespiratory arrest. Objective: To gauge the knowledge of the students of the University of Beira Interior in Basic Life Support. Analyze their interest in obtaining training and what is the best method. Analyze the relevance they attribute to training during secondary education. Method: An observational study was carried out, through the development, application and analysis of the results of a self - completion questionnaire, applied between January and February 2019. Results: Of the 427 students from the University of Beira Interior, 57.6% had previously undergone Basic Basic Life Support training, 98.4% of whom reported confidence in their knowledge, unlike students without training, 70.2% of whom referred have little knowledge. Throughout the survey, the group of students with training was more successful than the group without training. Regardless of previous training in the area, 94.1% showed interest in taking the course for free and 63.2% said they had an interest in non-free training, of which 55.2% would be willing to pay up to € 20. Of the total students interested in taking the course, 60.2% would like to have practical classes, 28% theoretical classes, 25.6% through videos and 42% self-learning. Of the 427 respondents 96.2% stated that they would like to have this training in secondary education and 98.3% believe that it would have been important to have this training in secondary education. Conclusion: Untrained students are unable to play the survival chain. Students of the University of Beira Interior have a high interest in training, regardless of the course or previous training. There is less interest in training if it is paid for. The typology that most attracts students is practical and free training. The interest of students in secondary education to the ability of secondary school teachers, through prior training, to transmit this knowledge, makes the formation of SBV possible in schools.porDesfibrilhador Automático ExternoEstudantes UniversitáriosFormaçãoSuporte Básico de VidaUniversidade da Beira InteriorO conhecimento e grau de interesse dos estudantes da Universidade da Beira Interior em Suporte Básico de Vidamaster thesis202373061